CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 3ª
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Data da aula do CMSP:
11/02/2021
Tema da aula: Filosofia e
cotidiano - Parte 01
Habilidade trabalhada: identificar
a presença da filosofia no cotidiano
Conceituando
Para muitas pessoas, o mundo é
tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira da cartola, que a
poucos instantes estava vazia.
O olhar de admiração do
filósofo
• O olhar do filósofo é diferente pois possui
admiração.
• No diálogo Teeteto, Platão afirma “Nosso olho
nos faz participar do espetáculo das estrelas, do sol e da abóbada celeste.
Este espetáculo nos incitou a estudar o universo inteiro. De lá nasce para nós
a filosofia, o mais precioso bem concedido pelos deuses à raça dos mortais.”
• Thauma seria essa admiração ou espanto frente
a algo que desperta nossa atenção de maneira especial.
• Aristóteles afirma que “É a admiração que
leva os homens a filosofar. Eles admiram-se das coisas estranhas com que
esbarram; depois avançam pouco a pouco e começam por questionar as fases da
lua, o movimento do sol e dos astros e, por fim, a origem do universo
inteiro.”.
• A admiração presente no olhar filosófico é
voltada principalmente para as coisas cotidianas, habituais.
• Os filósofos não se cansam de questionar por
que as coisas são como são.
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula:
1. Na
Grécia Antiga, considerava-se que o espanto e a admiração daí advinda se
originariam com:
a. Thauma
b. Cogito
c. Panta rei
2. “De
fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da
admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das
dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a
enfrentar problemas sempre maiores [...].”
(ARISTÓTELES. Metafísica, v.
I. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 11.)
a. O espanto faz com que o indivíduo que o
experimenta mantenha-se ignorante daquilo que não sabe.
b. Há uma verdade universal, eterna, imutável e
absoluta que se revela apenas aqueles que experimentam o thauma.
c. O espanto nos impele a querer saber,
conhecer; e a buscar, gradativamente, o enfrentamento de problemas filosóficos
cada vez maiores e mais sofisticados.
3. Platão expôs sua filosofia
sob a forma de diálogos, diferentemente do que faziam seus predecessores
pré-socráticos. Sócrates, inclusive nada deixou escrito. Muitos diálogos
platônicos trazem a figura de Sócrates como personagem que irá conduzir
discussões importantes. Em qual dos seguintes diálogos platônicos afirma-se que
a admiração ocasiona o surgimento da filosofia?
a. A República
b. Teeteto
c. Críton
Data da aula do CMSP: 18/02/2021
Tema da aula: Filosofia e
cotidiano - Parte 02
Habilidade trabalhada: identificar
a presença da filosofia no cotidiano
A Filosofia e as atividades
cotidianas e não cotidianas
• Agnes Heller foi uma filósofa da húngara,
cuja tese principal é a de que a filosofia está relacionada com os assuntos
existentes em nosso cotidiano.
• Todo o indivíduo nasce no cotidiano, mas a
partir do momento que passa a fazer reflexões teóricas, filosóficas, artísticas
ou políticas, teria contato com a dimensão não-cotidiana.
• Sendo assim, a vida era dividida em duas
atividades humanas: cotidianas e não-cotidianas.
• “A vida cotidiana é a vida de todo homem.
[...] E, ao contrário, não há nenhum homem [...] que viva tão somente na
cotidianidade, muito embora essa o absorva preponderantemente.”
• Atividades cotidianas: Rotineiras,
necessárias para a reprodução humana, espontâneas
• Atividades não cotidianas: Ciência,
Arte, Filosofia... Caracterizam-se pela intencionalidade
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula:
1. No pensamento de Agnes Heller, as atividades
concernentes à vida humana em sociedade se subdividem em dois tipos, a saber:
a. Sociais e não-sociais
b. Cotidianas e não-cotidianas
c. Filosóficas e públicas
2. Assinale a alternativa incorreta:
a. A filosofia nunca se debruça sobre assuntos
oriundos do cotidiano e da vida palpável pois estes temas são muito banais e
não interessam à reflexão filosófica.
b. É possível pensar e refletir filosoficamente
sobre objetos e assuntos com os quais parecemos estar habituados em nosso
cotidiano.
c. Muitas vezes, a reflexão filosófica se dá
pelo cotidiano: temas próprios à experiência humana, como morte, doença, amor,
paixões, trabalho... tem sido objeto no decorrer da história da filosofia.
3. Assinale a alternativa correta:
a. Heller considera que as atividades cotidianas
e não-cotidianas são, essencialmente, um mesmo tipo de atividade, já que ambas
se caracterizam por seu caráter rotineiro e pragmático.
b. No pensamento de Heller, pode-se encontrar
uma divisão bastante estrita entre as atividades cotidianas e não-cotidianas:
os homens nascem mais propensos a um ou outra e não podem alterar esta
característica ao longo de suas vidas.
c. Agnes Heller coloca que as atividades humanas
podem ser de tipo cotidiano ou não-cotidiano, correspondendo ao primeiro uma
natureza espontaneísta e “natural” e, ao segundo, a reflexão e a genericidade.
Data da aula do CMSP: 25/02/2021
Tema da aula: a espontânea
Filosofia
Habilidade trabalhada: Estabelecer
distinção entre o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar
propriamente dito, típico dos filósofos especialistas
Todos os homens são “filósofos”
• Antônio
Gramsci, alertava para a
necessidade de se combater o pensamento de que a Filosofia é uma atividade
intelectual muito difícil e, por isso, restrita a uma minoria de inteligência
supostamente privilegiada.
• Para ele, em um certo sentido, “todos os homens são ‘filósofos’”,
pois, de algum modo, todas as pessoas, lidam, convivem, trabalham com a
Filosofia e a utilizam no seu dia a dia, mesmo que não perceba.
A filosofia está presente:
• Na linguagem
• No senso comum
• No bom senso
• Na religião
• Podemos dizer que a Filosofia está presente
em todas as dimensões da vida humana, sendo, portanto, familiar a todas as
pessoas
Aula do CMSP
Segundo Antônio Gramsci,
filósofo italiano do século passado, a Filosofia:
a. É um tipo de pensamento elevado, o qual
apenas uma elite intelectual tem acesso.
b. Está tão presente no dia a dia que pode ser
equiparada ao bom senso e ao senso comum.
c. Apesar de ter suas características próprias,
não está ausente do cotidiano dos indivíduos, uma vez que se encontra em
instâncias da vida ordinária como a linguagem, o senso comum, o bom senso e a
religião.
d. Não se diferencia em método, objeto e
princípios da religião, do senso comum, da linguagem e do bom senso.
Data da aula do CMSP: 04/03/2021
Tema da aula: somos todos
filósofos?
Habilidade trabalhada: estabelecer
distinção entre o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar
propriamente dito, típico dos filósofos especialistas
Reflexão Filosófica
Antônio Gransci,
filósofo italiano, afirma que o filósofo “profissional” pensa com maior:
• Rigor lógico;
• Coerência;
• Espírito de sistema;
• Conhecimento da história do pensamento.
Do que uma pessoa sem a
bagagem filosófica, porém, todos são capazes de avançar de um “filosofar
espontâneo” para o filosofar praticado pelos filósofos especialistas.
Demerval Saviani, um
filósofo brasileiro, afirma que a reflexão filosófica é:
• Radical: pois busca explicitar os
conceitos usando todos os campos de conhecimentos possíveis, indo até a raiz
dos problemas;
• Rigorosa: pois busca um discurso
coerente, desenvolve um pensamento rigoroso sustentado por um método;
• De conjunto: pois
é um tipo de reflexão totalizante, se esforça para examinar os problemas
relacionando seus diversos aspectos entre si.
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula
Segundo Demerval Saviani, a
reflexão filosófica é:
a. Superficial, flexível e unilateral.
b. Radical, rigorosa e de conjunto.
c. Tendenciosa, subjetiva e isolada
d. Útil e popular.
Data da aula do CMSP:
11/03/2021
Tema da aula: pensamento e linguagem - Parte 01
Habilidade trabalhada: relacionar pensamento, linguagem e língua
Jean-Jacques Rousseau e a
linguagem
Obras
• Discurso sobre a origem e o fundamento da
desigualdade entre os homens (1755)
• Do Contrato Social (1762)
• Emílio, ou Da Educação (1762)
• Ensaio sobre a origem das línguas (1781)
Os seres e a linguagem
• A palavra nos distingue dos outros animais
• Os animais possuem alguma espécie de língua
para se comunicarem, ela é natural e não progride, assim é igual em todos os
lugares
• As línguas humanas surgem das paixões (do
amor, do ódio, da raiva, da piedade), mas substitui os sentimentos pelas ideias
A escrita
• Substitui a expressão pela exatidão, assim
não é possível que uma língua escrita guarde por muito tempo a vivacidade
daquela que só é falada.
A linguagem e a música
• Os versos, os cantos e a palavra têm origem
comum
• As repetições periódicas e medidas do ritmo e
as inflexões melodiosas dos acentos deram nascimento, com a língua, à poesia e
à música
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula
1. Entre as obras de Jean-Jacques Rousseau
encontram-se:
a. Ética a Nicômaco e Emílio, ou Da Educação.
b. Ensaio sobre a origem das línguas e Do
Contrato Social
c. Do Contrato Social e O capital
2. De acordo com Rousseau,
a. A palavra distingue os homens dos demais
animais.
b. A palavra assemelha o homem aos demais
animais, que também possuem linguagem falada e escrita.
c. Não é a palavra que distingue os homens dos
demais animais e sim a inteligência e as habilidades para gesticular.
3. Segundo Rousseau,
a. Música e palavra nada têm em comum pois uma
pertence à língua oral e escrita e outra, exclusivamente à linguagem musical.
b. A palavra só pôde surgir após a invenção
humana da música.
c. Os versos, canto e as palavras têm origem
comum.
Data da aula do CMSP: 08/04/2021
Tema da aula: pensamento e linguagem - Parte 01
Habilidade trabalhada: Relacionar pensamento, linguagem e língua
Wittgenstein e os jogos de
linguagem
Obras
• Tratado lógico-filosófico (1921)
• Investigações filosóficas (póstumo, 1953)
Os jogos de linguagem
• Uma palavra ou mesmo uma frase só tem
significado dentro das "regras" do "jogo" linguístico que
está sendo jogado em determinado momento (regras do contexto)
A não fixação de uma linguagem
• A linguagem não é uma coisa morta em que cada
palavra representa algo de uma vez por todas. Ela é uma atividade humana
situada cultural e historicamente.
• Não há uma essência da linguagem, pois as
palavras só adquirem significado quando inseridas em uma frase em um contexto.
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula
1. Entre as principais obras do filósofo Ludwig
Wittgenstein encontram-se:
a. Tratado Lógico-Filosófico e Investigações
Filosóficas.
b. Investigações Filosóficas e Do contrato
Social.
c. Tratado Lógico-Filosófico e Ensaio sobre o
entendimento humano
2. De acordo com Wittgenstein:
a. É cada vez mais possível
encontrar a essência da linguagem.
b. A linguagem possui uma essência, e esta não
só pode ser desvendada pela Filosofia como, ao longo de sua história, diversos
foram os filósofos que a desvendaram.
c. Jogos de linguagem são uma categoria
importante para entender o funcionamento da linguagem.
3. Os jogos de linguagem
mostram que:
a. A linguagem não é estanque ou fixa, mas está
intimamente influenciada pela vida social e cultural.
b. A linguagem precisa ser fixa e imutável, pois
se não fosse assim, seria impossível que as pessoas pudessem se entender.
c. A essência da linguagem é absolutamente
imutável, como as regras de todos os jogos.
Data da aula do CMSP: 15/04/2021
Tema da aula: Humanidade: história ou estória?
Habilidade trabalhada: Identificar a importância da língua para
a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real
e imaginar diferentes realidades
Humano: um ser de natureza e
linguagem
Qual é a essência humana?
• Segundo Aristóteles, a essência de um ser é
aquilo que o define, aquilo que ele precisa “ter” para “ser” o que é
• A resposta sobre o que nos define varia de
acordo com o período histórico e a perspectiva do filósofo
Humano: um ser de natureza e
linguagem
• Um ser (sentido existencial): um
modo de estar no mundo que nos coloca em destaque, nos delimitando em relação a
todo resto
• Natureza: princípio da vida e do
movimento; campo da necessidade, da ordem; exterioridade (contraposto da
consciência)
• Linguagem: signos intersubjetivos
que, ao serem usados, permitem a comunicação; segundo Ferdinand de Saussure,
distingue-se da língua, a qual é estabelecida como o “conjunto de costumes
linguísticos” que possibilitam aos indivíduos a compreensão; segundo
Aristóteles, é um dos atributos da “essência” humana
Noam Chomsky
• A língua é resultado da evolução, construída
a partir de uma estrutura pertencente ao estágio inicial do cérebro humano, a
gramática universal (igualmente acessada por todos)
A língua como mediação com o
mundo
• Muitos especialistas entendem a língua e a
linguagem como uma ferramenta de mediação, uma vez que é por meio delas que o
ser humano apreende e expressa o mundo.
Aula do CMSP
Data da aula do CMSP: 22/04/2021
Tema da aula: língua - representação e imaginação
Habilidade trabalhada: Identificar a importância da língua para a
produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e
imaginar diferentes realidades
A língua como representação do
real
• Palavra: conjunto de letras ou sons de uma
língua, juntamente com a ideia associada a esse conjunto
• Existência: qualidade daquilo que é real e
possui um ser
• As palavras capturam a “essência” das coisas?
Convencionalismo (convenção)
• Os vocabulários e termos nada mais são do que
o resultado de um acordo entre os seres humanos, não havendo rigidez entre os
“nomes” e as “coisas”
• Exemplo: Crátilo ou da exatidão das palavras
(Platão) - o mundo sensível, assim como a linguagem está em constante
transformação que transformam os significados confusos e a convenção
necessária. Assim, a linguagem não é capaz de expressar a “realidade”
Naturalismo (essencialismo)
• Os nomes capturam a “essência” das coisas. Os
termos e vocabulários dependem da natureza, pois são reflexos do que
representam
• Exemplo: Organon (Aristóteles) - a
língua procede da lógica do mudo. Ao se entender a estrutura da língua é
possível acessar a estrutura do mundo
A linguagem é representação e
imaginação
• Imaginação: representação mental;
faculdade da criação; crença/opinião que não tem anconragem na lógica e na
realidade
• Realidade imaginada: crença
compartilhada que enquanto tal é capaz de influenciar o aspecto prático da vida
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula
1. É correto afirmar que as
realidades imaginadas:
a. Expressam o caráter representativo da
linguagem em sua mediação entre o pensamento e o mundo.
b. Representam o essencialismo, uma vez que tais
realidades refletem a estrutura de funcionamento do mundo.
c. Não possuem qualquer relação com o
convencionalismo, uma vez que este não implica em um pensamento que seja
coletivizado.
d. São um exemplo da capacidade que a língua possui de construir uma realidade por meio da imaginação.
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