CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Data da aula do CMSP:
11/02/2021
Tema da aula: introdução à
ética: o eu racional
Habilidade Trabalhada: questionar
a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
Conceituando
A dúvida cartesiana
René Descartes procurava um
conhecimento seguro sobre as coisas, isso o levou a duvidar de tudo. Características
da dúvida cartesiana:
1. Metódica: é um meio chegar
à verdade
2. Radical: se dirige aos
fundamentos, as raízes do saber
3. Hiperbólica: considera
falso o que for duvidoso
O método cartesiano
Segundo Descartes, há quatro
regras capazes de nos levar a verdade:
1. Só aceitar ideias claras e definidas
2. Dividir os problemas em partes para a sua
solução
3. Ordenar o pensamento do simples ao complexo
4. Verificar se há erros
Seguindo suas regras refletiu:
• Porque nossos sentidos são enganadores
preciso supor que nada é o que parece ser;
• Como sei que estou à beira de uma lareira?
• Não posso ter certeza, poderia estar sonhando
ou delirando;
• Um gênio maligno poderia estar me iludindo;
• Só não posso duvidar é penso, mesmo que pense
estar sonhando ou sendo iludido ou não ter corpo;
• É isso! PENSO, LOGO EXISTO!
Somos seres racionais, dentro
da ética, isso quer dizer que você e eu somos capazes de fazer escolhas
utilizando a razão que reconhece valores, ou seja, somos sujeitos éticos.
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula:
A dúvida metódica, em René
Descartes:
a. Afirma que devemos duvidar de tudo e que não
há certeza de nada.
b. Utiliza-se do ato de duvidar na tentativa de
construir uma base sólida para o conhecimento.
c. É uma metodologia para criar dúvidas sem
solução sobre as ideias claras e evidentes.
d. Chega à conclusão de que o mundo é uma
fantasia, uma criação do nosso eu irracional.
Data da aula do CMSP: 18/02/2021
Tema da aula: autonomia e
liberdade
Habilidade Trabalhada: Questionar
a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
Conceituando
Liberdade
Senso comum
• Liberdade é fazer o que quiser
Determinismo
• Segundo os teóricos deterministas a liberdade
não existe.
• Os estoicos são um bom exemplo de filósofos
deterministas.
• Para eles, havia uma causa necessária para
tudo, ou seja, o mundo inteiro seria ordenado por uma razão universal, que
inviabiliza qualquer possibilidade de acontecimentos espontâneos, de liberdade.
Libertarismo
• Para essa via de interpretação, o ser humano
é sempre livre, pois ele possui a liberdade moral que está acima das
determinações externas (sociedade) e internas (desejos e impulsos).
• Jean-Paul Sartre é o filósofo
libertarista mais conhecido.
• Para Sartre ser livre é uma condição humana,
sendo cada um responsável pelas escolhas que inevitavelmente precisa fazer.
Autonomia
• Significado: governar a si, legislar sobre si
mesmo.
• Segundo Immanuel Kant, autonomia é norma dada
pela sua própria razão.
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a aula:
1. De acordo com o Estoicismo, a liberdade é:
a. A condição humana de ter sempre uma escolha e
responsabilizar-se por ela.
b. Agir segundo a razão individual.
c. Fazer o que quiser.
d. Conformar nossa vontade com a Razão
Universal.
2. Etimologicamente, autonomia significa:
a. Ausência de leis.
b. Legislar sobre si mesmo.
c. Obedecer a leis externas ao sujeito.
Data da aula do CMSP: 25/02/2021
Tema da aula: ética e moral
Habilidade Trabalhada: relacionar
ética e moral
Conceituando
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a aula:
Não postada
Data da aula do CMSP: 25/02/2021
Tema da aula: Lipovetsky:
“Crepúsculo do dever”
Habilidade Trabalhada: relacionar
ética e moral
Conceituando
Lipovetsky e a ética dos dias
atuais
O curso histórico de nossa
vida moral
• Predominância da ética religiosa (dever para
com Deus e para com a religião)
• Ética laica moderna (dever absoluto de uma
responsabilidade para com a humanidade)
• Ética contemporânea (pós-dever)
O pós-dever
• Vivemos o crepúsculo do dever onde a noção de
ver dever se enfraquece e a moral se fragmenta e até se individualiza
• Self-interest: estímulo ao cumprimento imediato
dos desejos individuais
• Caos organizador: estremos contrários, ideias
contrárias, que se equilibram
Os novos desafios
• A ética é incapaz de corrigir os excessos
individualistas e tecno científicos da contemporaneidade
• É tarefa das democracias atuais reativar a
inteligência na prática, reafirmar o respeito ao homem e se dispor a construir
um mundo social mais justo.
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula:
1. Segundo
Lipovetsky, o curso histórico de nossa vida moral:
a. É inflexível, de forma que, independentemente
da época considerada, a moral permanece sempre a mesma.
b. É mutável, sendo que as mudanças de caráter
moral ocorrem uma vez a cada década.
c. Compõe-se de três momentos: predominância da
ética religiosa, seguida pela ética laica moderna e, contemporaneamente,
estaríamos vivenciando a ética do “pós-dever”.
2. Quais
elementos correspondem a características do chamado “pós-dever”, em Lipovetsky?
a. "Self-interest", estímulo ao ego,
estímulo ao cumprimento imediato dos desejos individuais.
b. Imperativo do dever e chamado aos feitos heroicos.
c. Busca pela felicidade e preocupação excessiva
com a coletividade.
3.
Assinale a alternativa incorreta:
a. No pensamento de Lipovetsky, o “caos
organizador” é a relação entre dois comportamentos nos novos tempos
democráticos: o individualismo responsável e o individualismo irresponsável.
b. Para Lipovetsky, a tarefa das democracias
contemporâneas é a de estimular e praticar a ética inteligente.
c. Segundo Lipovetsky, não podemos pensar em
ética como uma aposta para enfrentar problemas urgentes como a miséria e a
crise ambiental; além disto, o atual individualismo exacerbado impede
completamente que as pessoas se preocupem com temas que estão para além delas
mesmas.
Data da aula do CMSP: 11/03/2021
Tema da aula: liberdade:
o impraticável do inevitável
Habilidade Trabalhada: identificar
diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas
Conceituando
O exercício da liberdade
Teorias sobre a liberdade
• Libertarismo: inexistência de
limitações e condicionamentos
• Determinismo: conformidade com a natureza,
com o destino
• Liberdade dialética: a possibilidade
de escolha é condicionada e limitada
Formas e campos de exercício
da liberdade
• Moral: relaciona-se com a avaliação, o
julgamento e o valor que se atribuem às ações conforme o contexto em que se
está situado.
• Política: disposição e disponibilidade
de exercício dos direitos civis, políticos, sociais e humanos a partir da
óptica das sociedades democráticas.
• Econômica:
possibilidade por parte dos “agentes econômicos” de empregar os recursos
disponíveis da forma como lhes aprouver.
Tarefa do CMSP referente a
aula:
1. Segundo o libertarismo a liberdade é:
a. Autodeterminação.
b. Condicionada.
c. Adequação ou conformidade ao destino.
Aula do CMSP
Data da aula do CMSP: 08/04/2021
Tema da aula: liberdade - o
impraticável do inevitável
Habilidade Trabalhada: identificar
diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas
Conceituando
Os filósofos e a liberdade
A liberdade como necessidade
(determinismo)
• Ideia central: conformidade com a
natureza, com o destino
• Exemplo
de afirmação filosófica: o Absoluto atua por meio de cada inteligência, o
que quer dizer que o agir é absoluto tendo em vista que não é nem desguarnecido
da liberdade nem livre, mas ambas as coisas simultaneamente: necessário por ser
livre absolutamente (Schelling)
A liberdade como autodeterminação
(libertarismo)
• Ideia central: inexistência de
limitações e condicionamentos
• Exemplo de afirmação filosófica: somos
condenados a ser livres (Jean-Paul Sartre)
A liberdade como possibilidade
de escolha (dialética da liberdade)
• Ideia central:
liberdade condicionada e limitada
• Exemplo de afirmação filosófica:
apenas quando há o poder de fazer é que se é livre para fazer (Voltaire)
Aula do CMSP
Tarefa do CMSP referente a
aula:
1. A visão de Voltaire sobre a liberdade (segundo
a qual se é livre para fazer quando se possui poder para fazer) pode ser
corretamente atribuída a:
a. Uma perspectiva de que a liberdade é
irrestrita.
b. Uma concepção que entende a liberdade como
necessidade.
c. Uma noção de liberdade como uma escolha
condicionada.
Data da aula do CMSP: 15/04/2021
Tema da aula: liberdade e
solidariedade
Habilidade Trabalhada: relacionar
liberdade à solidariedade
Conceituando
Axel Honneth o reconhecimento
e a solidariedade
Obras
• Luta por reconhecimento: a
gramática moral dos conflitos sociais
• Reificação: um estudo da
teoria do reconhecimento
• O direito da liberdade
Luta por reconhecimento
• Reconhecimento:
entender o outro como um indivíduo autônomo, um agente portador de direitos
• A luta pelo reconhecimento
começa pela experiência de desrespeito a essas formas de reconhecimento
Esferas de reconhecimento
• Esfera dos afetos (amor):
reconhecimento do outro como uma pessoa independente pela família e os amigos.
Traz autoconfiança
• Esfera dos direitos (justiça e respeito):
compreensão de nós mesmos como portadores de direitos. Traz autorrespeito
• Esfera da estima social (solidariedade):
permite pensar positivamente a respeito de nossas capacidades e qualidades
(solidariedade).
Solidariedade:
relação em que os sujeitos se estimam reciprocamente e se interessam por seus
modos de vida
Aula do CMSP
1. Segundo a teoria do reconhecimento de Axel
Honneth, podemos encontrar três esferas de reconhecimento, a saber:
a. Esfera afetiva, esfera amorosa e esfera emocional.
b. Esfera emocional, esfera jurídica e esfera
trabalhista.
c. Esfera dos afetos, esfera dos direitos e
esfera da estima social.
2. Ainda de acordo com Honneth, o reconhecimento
se dá através de:
a. Luta social
b. Concessão dos mais poderosos em relação aos
menos poderosos
c. Benevolência
3. O que é solidariedade social para Axel
Honneth?
a. Reconhecimento dos projetos individuais de
realização como objeto de respeito em uma sociedade.
b. Reconhecimento das características de alguns
grupos ou indivíduos em detrimento de outros.
c. Comportamento intrínseco a todo e qualquer ser humano em toda e qualquer sociedade.
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