Aulas de Filosofia do 1º bimestre (2ª série)

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


Data da aula do CMSP: 11/02/2021

Tema da aula: introdução à ética: o eu racional

Habilidade Trabalhada: questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária

 

Conceituando

A dúvida cartesiana

René Descartes procurava um conhecimento seguro sobre as coisas, isso o levou a duvidar de tudo. Características da dúvida cartesiana:

1. Metódica: é um meio chegar à verdade

2. Radical: se dirige aos fundamentos, as raízes do saber

3. Hiperbólica: considera falso o que for duvidoso

 

O método cartesiano

Segundo Descartes, há quatro regras capazes de nos levar a verdade:

1.  Só aceitar ideias claras e definidas

2.  Dividir os problemas em partes para a sua solução

3.  Ordenar o pensamento do simples ao complexo

4.  Verificar se há erros

 

Seguindo suas regras refletiu:

  Porque nossos sentidos são enganadores preciso supor que nada é o que parece ser;

  Como sei que estou à beira de uma lareira?

  Não posso ter certeza, poderia estar sonhando ou delirando;

  Um gênio maligno poderia estar me iludindo;

  Só não posso duvidar é penso, mesmo que pense estar sonhando ou sendo iludido ou não ter corpo;

  É isso! PENSO, LOGO EXISTO!

 

Somos seres racionais, dentro da ética, isso quer dizer que você e eu somos capazes de fazer escolhas utilizando a razão que reconhece valores, ou seja, somos sujeitos éticos.

 

Aula do CMSP

 

Tarefa do CMSP referente a aula:

A dúvida metódica, em René Descartes:

a.  Afirma que devemos duvidar de tudo e que não há certeza de nada.

b.  Utiliza-se do ato de duvidar na tentativa de construir uma base sólida para o conhecimento.

c.  É uma metodologia para criar dúvidas sem solução sobre as ideias claras e evidentes.

d.  Chega à conclusão de que o mundo é uma fantasia, uma criação do nosso eu irracional.

  

Data da aula do CMSP: 18/02/2021

Tema da aula: autonomia e liberdade

Habilidade Trabalhada: Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária

 

Conceituando

Liberdade

Senso comum

  Liberdade é fazer o que quiser

 

Determinismo

  Segundo os teóricos deterministas a liberdade não existe.

  Os estoicos são um bom exemplo de filósofos deterministas.

  Para eles, havia uma causa necessária para tudo, ou seja, o mundo inteiro seria ordenado por uma razão universal, que inviabiliza qualquer possibilidade de acontecimentos espontâneos, de liberdade.

 

Libertarismo

  Para essa via de interpretação, o ser humano é sempre livre, pois ele possui a liberdade moral que está acima das determinações externas (sociedade) e internas (desejos e impulsos).

  Jean-Paul Sartre é o filósofo libertarista mais conhecido.

  Para Sartre ser livre é uma condição humana, sendo cada um responsável pelas escolhas que inevitavelmente precisa fazer.

 

Autonomia

  Significado: governar a si, legislar sobre si mesmo.

  Segundo Immanuel Kant, autonomia é norma dada pela sua própria razão.

 

Aula do CMSP


Tarefa do CMSP referente a aula:

1.  De acordo com o Estoicismo, a liberdade é:

a.  A condição humana de ter sempre uma escolha e responsabilizar-se por ela.

b.  Agir segundo a razão individual.

c.  Fazer o que quiser.

d.  Conformar nossa vontade com a Razão Universal.

2. Etimologicamente, autonomia significa:

a.  Ausência de leis.

b.  Legislar sobre si mesmo.

c.  Obedecer a leis externas ao sujeito.

 

Data da aula do CMSP: 25/02/2021

Tema da aula: ética e moral

Habilidade Trabalhada: relacionar ética e moral


Conceituando

 


Aula do CMSP


Tarefa do CMSP referente a aula:

Não postada

 

Data da aula do CMSP: 25/02/2021

Tema da aula: Lipovetsky: “Crepúsculo do dever”

Habilidade Trabalhada: relacionar ética e moral

 

Conceituando

Lipovetsky e a ética dos dias atuais

O curso histórico de nossa vida moral

•  Predominância da ética religiosa (dever para com Deus e para com a religião)

•  Ética laica moderna (dever absoluto de uma responsabilidade para com a humanidade)

•  Ética contemporânea (pós-dever)

 

O pós-dever

•  Vivemos o crepúsculo do dever onde a noção de ver dever se enfraquece e a moral se fragmenta e até se individualiza

•  Self-interest: estímulo ao cumprimento imediato dos desejos individuais

•  Caos organizador: estremos contrários, ideias contrárias, que se equilibram

 

Os novos desafios

•  A ética é incapaz de corrigir os excessos individualistas e tecno científicos da contemporaneidade

•  É tarefa das democracias atuais reativar a inteligência na prática, reafirmar o respeito ao homem e se dispor a construir um mundo social mais justo.

 

Aula do CMSP

 

Tarefa do CMSP referente a aula:

1. Segundo Lipovetsky, o curso histórico de nossa vida moral:

a.  É inflexível, de forma que, independentemente da época considerada, a moral permanece sempre a mesma.

b.  É mutável, sendo que as mudanças de caráter moral ocorrem uma vez a cada década.

c.  Compõe-se de três momentos: predominância da ética religiosa, seguida pela ética laica moderna e, contemporaneamente, estaríamos vivenciando a ética do “pós-dever”.

2. Quais elementos correspondem a características do chamado “pós-dever”, em Lipovetsky?

a.  "Self-interest", estímulo ao ego, estímulo ao cumprimento imediato dos desejos individuais.

b.  Imperativo do dever e chamado aos feitos heroicos.

c.  Busca pela felicidade e preocupação excessiva com a coletividade.

3. Assinale a alternativa incorreta:

a.  No pensamento de Lipovetsky, o “caos organizador” é a relação entre dois comportamentos nos novos tempos democráticos: o individualismo responsável e o individualismo irresponsável.

b.  Para Lipovetsky, a tarefa das democracias contemporâneas é a de estimular e praticar a ética inteligente.

c.  Segundo Lipovetsky, não podemos pensar em ética como uma aposta para enfrentar problemas urgentes como a miséria e a crise ambiental; além disto, o atual individualismo exacerbado impede completamente que as pessoas se preocupem com temas que estão para além delas mesmas.

 

Data da aula do CMSP: 11/03/2021

Tema da aula: liberdade: o impraticável do inevitável

Habilidade Trabalhada: identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas

Conceituando

O exercício da liberdade

Teorias sobre a liberdade

•  Libertarismo: inexistência de limitações e condicionamentos

•  Determinismo: conformidade com a natureza, com o destino

•  Liberdade dialética: a possibilidade de escolha é condicionada e limitada

 

Formas e campos de exercício da liberdade

•  Moral: relaciona-se com a avaliação, o julgamento e o valor que se atribuem às ações conforme o contexto em que se está situado.

•  Política: disposição e disponibilidade de exercício dos direitos civis, políticos, sociais e humanos a partir da óptica das sociedades democráticas.

Econômica: possibilidade por parte dos “agentes econômicos” de empregar os recursos disponíveis da forma como lhes aprouver.

 

Tarefa do CMSP referente a aula:

1.  Segundo o libertarismo a liberdade é:

a.  Autodeterminação.

b.  Condicionada.

c.  Adequação ou conformidade ao destino.

 

Aula do CMSP

 

Data da aula do CMSP: 08/04/2021

Tema da aula: liberdade - o impraticável do inevitável

Habilidade Trabalhada: identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas

 

Conceituando

Os filósofos e a liberdade

A liberdade como necessidade (determinismo)

•  Ideia central: conformidade com a natureza, com o destino

•   Exemplo de afirmação filosófica: o Absoluto atua por meio de cada inteligência, o que quer dizer que o agir é absoluto tendo em vista que não é nem desguarnecido da liberdade nem livre, mas ambas as coisas simultaneamente: necessário por ser livre absolutamente (Schelling)

 

A liberdade como autodeterminação (libertarismo)

•  Ideia central: inexistência de limitações e condicionamentos

•  Exemplo de afirmação filosófica: somos condenados a ser livres (Jean-Paul Sartre)

 

A liberdade como possibilidade de escolha (dialética da liberdade)

•  Ideia central: liberdade condicionada e limitada

•  Exemplo de afirmação filosófica: apenas quando há o poder de fazer é que se é livre para fazer (Voltaire)

 

Aula do CMSP

 

Tarefa do CMSP referente a aula:

1.  A visão de Voltaire sobre a liberdade (segundo a qual se é livre para fazer quando se possui poder para fazer) pode ser corretamente atribuída a:

a.  Uma perspectiva de que a liberdade é irrestrita.

b.  Uma concepção que entende a liberdade como necessidade.

c.  Uma noção de liberdade como uma escolha condicionada.

 

Data da aula do CMSP: 15/04/2021

Tema da aula: liberdade e solidariedade

Habilidade Trabalhada: relacionar liberdade à solidariedade


Conceituando

Axel Honneth o reconhecimento e a solidariedade


Obras

•  Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais

•  Reificação: um estudo da teoria do reconhecimento

•  O direito da liberdade

 

Luta por reconhecimento

•  Reconhecimento: entender o outro como um indivíduo autônomo, um agente portador de direitos

•  A luta pelo reconhecimento começa pela experiência de desrespeito a essas formas de reconhecimento

 

Esferas de reconhecimento

•  Esfera dos afetos (amor): reconhecimento do outro como uma pessoa independente pela família e os amigos. Traz autoconfiança

•  Esfera dos direitos (justiça e respeito): compreensão de nós mesmos como portadores de direitos. Traz autorrespeito

•  Esfera da estima social (solidariedade): permite pensar positivamente a respeito de nossas capacidades e qualidades (solidariedade).

 

Solidariedade: relação em que os sujeitos se estimam reciprocamente e se interessam por seus modos de vida

 

Aula do CMSP


Tarefa do CMSP referente a aula:

1.   Segundo a teoria do reconhecimento de Axel Honneth, podemos encontrar três esferas de reconhecimento, a saber:

a.  Esfera afetiva, esfera amorosa e esfera emocional.

b.  Esfera emocional, esfera jurídica e esfera trabalhista.

c.  Esfera dos afetos, esfera dos direitos e esfera da estima social.

2.  Ainda de acordo com Honneth, o reconhecimento se dá através de:

a.  Luta social

b.  Concessão dos mais poderosos em relação aos menos poderosos

c.  Benevolência

3.  O que é solidariedade social para Axel Honneth?

a.  Reconhecimento dos projetos individuais de realização como objeto de respeito em uma sociedade.

b.  Reconhecimento das características de alguns grupos ou indivíduos em detrimento de outros.

c.  Comportamento intrínseco a todo e qualquer ser humano em toda e qualquer sociedade.

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