CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Data da aula do CMSP:
11/02/2021
Tema: a Filosofia e o
filosofar
Habilidade trabalhada:
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais.
Conceituando
A Filosofia e a reflexão
filosófica
• A Filosofia é uma palavra de origem grega que
significa “amor pela sabedoria”;
• Pitágoras foi o primeiro que usou a palavra
filosofo, porque não se considerava um sábio, mas apenas um “amigo do saber”
(em grego filósofo);
• A Filosofia nasceu na Grécia Antiga no século
VI antes de Cristo e Tales de Mileto é considerado o primeiro filosofo, ele foi
o primeiro a pensar um princípio racional que explicaria a origem e o
funcionamento de todas as coisas.
• Demerval Saviani, um filósofo brasileiro,
afirma que a reflexão filosófica é:
• Radical: pois busca explicitar os conceitos
usando todos os campos de conhecimentos possíveis, indo até a raiz dos
problemas;
• Rigorosa: pois busca um discurso coerente,
desenvolve um pensamento rigoroso sustentado por um método;
• De conjunto: pois é um tipo de reflexão
totalizante, se esforça para examinar os problemas relacionando seus diversos
aspectos entre si.
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1. Segundo Demerval Saviani, a atitude filosófica é:
a. Inquestionável, acrítica e sistemática.
b. Crítica, superficial e emotiva.
c. Radical, rigorosa e de conjunto.
2. Foram influências para o surgimento do
pensamento racional na Grécia Antiga:
a. A moeda, a escrita e o calendário.
b. A religião, a agricultura e as viagens
marítimas.
c. A democracia, a religião e a intervenção
divina no “milagre grego”.
3.
Etimologicamente, Filosofia significa:
a. Amizade com a opinião.
b. Amor à sabedoria.
c. Crítica ao saber.
Data da aula do CMSP:
18/02/2021
Tema da aula: Filosofia:
história e campos de investigação
Habilidade trabalhada:
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais.
Conceituando
História da Filosofia
• Filosofia Antiga: a Filosofia surge como uma explicação
racional do mundo e uma tentativa de organizar a sociedade (política) e as
relações humanas (ética).
• Filosofia Medieval: com o cristianismo
no foco das atenções tem como tema principal Deus e sua relação com o homem e a
conciliação entre fé e ração.
• Filosofia Moderna: com o desenvolvimento das ciências tem como
foco de discussões os limites e potencialidades de conhecer e a organização
social (política).
• Filosofia Contemporânea: as investigações abrangem diversos novos
temas
Campos de investigação da
atividade filosófica
Abaixo estão alguns dos campos
que a Filosofia pesquisa e os objetos dessas pesquisas:
• Lógica: estuda a construção de
argumentos
• Estética: investiga sobre a arte
• Ética: pesquisa sobre a moral (regras
sociais)
• Política: questiona as formas de
governo
• Filosofia da ciência: estuda as
teorias científicas
• Epistemologia: questiona as
possibilidades de conhecimento
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A arte, a moral, as formas de
governo, a natureza do saber científico e as possibilidades de conhecimento
são, respectivamente, objeto de quais campos de investigação filosófica?
a. Ética, estética, política, epistemologia e
filosofia da ciência.
b. Estética, ética, política, filosofia da
ciência e epistemologia.
c. Epistemologia,
política, ética, estética e filosofia da ciência.
Data da aula do CMSP: 25/02/2021
• Tema da aula: instintos e civilização em
Nietzsche
• Habilidade trabalhada:
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento
etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a
narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Conceituando
Nietzsche, apolíneo e
dionisíaco
• O filósofo Friedrich Nietzsche,
atribuiu a arte um papel central na cultura humana, ele afirmou que há nela
duas forças que em princípio são opostas. Denominou essas forças inspirado na
mitologia grega. Apolíneo (relativo ao deus Apolo) é o princípio que representa
a razão, a beleza harmoniosa, moderada e organizada e dionisíaco (relativo a
Dionísio) o princípio que representa a embriagues, a desordem, a falta de medida,
a paixão.
• Apolo – era o símbolo da ordem, da
forma e da contenção.
• Dionísio – era o símbolo da exaltação
da paixão e dos instintos.
• Para Nietzsche, essas forças estão presentes
na arte e em nossas vidas e ambas são igualmente importantes. O apolíneo é
nossa parte racional e a harmônica e o dionisíaco é nossa parte desordeira,
criativa e cheia de excessos, mas a civilização (que precisa da ordem para
existir) nega o dionisíaco causando desequilíbrio e tornando as pessoas
“animais de rebanho”, ou seja, seres que apenas obedecem a ordens sem
questionar.
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1. Na obra do filósofo alemão Friedrich
Nietzsche, encontramos a divisão dos instintos humanos sob duas formas, a
saber:
a. Apolíneo e dionisíaco
b. Agressividade e rancor
c. Pensamento e reflexão
2. Assinale a alternativa incorreta:
a. O instinto apolíneo, que remonta ao deus grego
Apolo, diz respeito à autoconsciência, como expressa sob a fórmula “Conhece-te
a ti mesmo”.
b. O instinto dionisíaco, que remonta ao deus
Dioniso, diz respeito à negação do indivíduo, à volúpia, ao êxtase e à loucura.
c. Tanto
o instinto dionisíaco quanto o apolíneo se referem a uma mesma característica
humana: a agressividade e a brutalidade desmedidas.
3. Assinale a alternativa correta:
a. Na obra nietzscheana, a civilização é
concebida como decadência, como um caminho que conduz à “moral de rebanho”.
b. Segundo Nietzsche, sem a civilização, teria
sido impossível o surgimento da Filosofia, uma vez que ela aparece no local em
que primeira se tem notícia de um processo civilizacional: a China.
c. Nietzsche
parte da premissa de que os instintos apolíneos e dionisíacos são igualmente
importantes para a construção civilizacional, razão pela qual o filósofo
considera a civilização como uma obra perfeita e irretocável da humanidade.
Data da aula do CMSP:
04/03/2021
Tema da aula: "Filosofia
a golpes de martelo" e pensamento pós-moderno
Habilidade trabalhada:
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento
etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a
narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Conceituando
Friedrich Nietzsche e seu
martelo
• Crepúsculo dos Ídolos, ou Como Filosofar com
o Martelo, livro do filósofo Friedrich Nietzsche é uma "declaração de
guerra", um livro de contestação
• Os "ídolos” que o filósofo se
refere são: a estrutura de nossa
sociedade, sua cultura, seus costumes e normas, principalmente os de origem
religiosa, entre outros
• A
palavra "martelo" do subtítulo, deve ser entendida como marreta, para
destroçar os ídolos
• Por meio dessa obra Nietzsche também promove
uma profunda ruptura com o discurso filosófico que o antecedeu
• Afirmou que toda produção humana é
interpretação, a verdade é uma ficção e o homem é um animal estimador/avaliador
• A natureza humana não é capaz de chegar até a
verdade, pois, se fosse, ela já teria nos fornecido todas as explicações
• É possível ao homem somente estimar valores e
interpretar
• Nietzsche foi o grande precursor do
pós-modernidade, ou seja, da nossa época
Jean-François Lyotard,
filósofo francês, aponta a pós-modernidade como o período que tem seu marco
inicial no pós-Segunda Guerra Mundial. Para ele, uma das marcas da "pós-modernidade"
é a perda da hegemonia ou preponderância de um único discurso.
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1. De
acordo com Nietzsche em "Geneaolgia da Moral",
a. Toda produção humana é interpretação
b. A
interpretação não tem e nem pode ter algum papel na Filosofia
c. Em ciência e em Filosofia, não há lugar
nenhum para a interpretação
2. Assinale a alternativa correta: por que
Nietzsche afirma ser o homem um "animal estimador"?
a. Porque, se todos os valores estão previamente
dados pela verdade universal, cabe ao homem apenas estimá-los.
b. Porque
os homens não possuem a capacidade de conhecer a verdade oculta em todas as
coisas, de tal forma que a mera estimação desta realidade oculta já nos torna
conhecedores da verdade.
c. Porque não havendo nada como fatos ou
fundamentos, a verdade torna-se mera ficção: é possível ao homem somente
estimar valores e interpretar.
3. Assinale a alternativa incorreta:
a. Jean-François Lyotard, filósofo francês,
aponta a pós-modernidade como o período que tem seu marco inicial no
pós-Segunda Guerra Mundial.
b. De
acordo com Lyotard, não há nada como uma “pós-modernidade”: estaríamos ainda
vivendo na modernidade e com suas características.
c. Para Lyotard, uma das marcas da
"pós-modernidade" é a perda da hegemonia ou preponderância de um
único discurso.
Data da aula do CMSP:
11/03/2021
Tema da aula: conhecimento é
re-conhecimento
Habilidade trabalhada:
Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações
nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades.
Os seres humanos possuem
diversos/as:
• Pontos de vista
• Graus de aprofundamento e modos de estruturar
os seus pontos de vista
• Tipos de conhecimento diferentes
Tipos de conhecimento
• Senso comum: conhecimento que se
sustenta na experiência cotidiana, na crença e na tradição. Ele é necessário
para a vida cotidiana e possui as seguintes características: não possui
criticidade, é superficial, é imediatista, é sentimentalista e realiza
pré-julgamentos.
• Filosofia: forma de pensamento apoiada
na racionalidade, obtida pela reflexão crítica e pelo diálogo argumentativo.
• Ciência: conhecimento baseado na razão
e adquirido por meio de uma investigação que utiliza um método para fazer
pesquisas e experimentações. A ciência
formula hipóteses, teses e teorias.
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A ausência de criticidade, o
sentimentalismo, o prejulgamento, a superficialidade e o imediatismo são
características:
a. Da religião.
b. Do
mito.
c. Da
ciência.
d. Do
senso comum.
e. Da
filosofia.
Data da aula do CMSP:
08/04/2021
• Tema da aula: conhecimento vs. conhecimento
• Habilidade trabalhada:
Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações
nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades.
A filosofia e a tradição
Tradição: composta
por doutrinas, visões de mundo, costumes e valores de um grupo social
“não é uma estátua imóvel, mas
vive e emana como um rio impetuoso que mais cresce quanto mais se afasta da
origem. (...) O que cada geração produziu no campo da ciência e do espírito é
uma herança para a qual todo o mundo anterior contribuiu com sua economia, é um
santuário em cujas paredes os homens de todas as estirpes, gratos e felizes,
afixaram tudo o que os auxiliou na vida, o que eles hauriram das profundezas da
natureza e do espírito. E esse herdar é, ao mesmo tempo, receber a herança e
fazê-la frutificar” (Hegel)
A tradição está presente em
aspectos:
• Cognitivos: conhecimento que compreendemos,
está conectado ao senso comum.
• Sociais: comunidades tradicionais que possuem
formas próprias de organização
• Morais: nos quais se constituem os “valores
tradicionais”.
Ludwig Wittgenstein
• Ver o que senso comum responde sobre uma
questão;
• Aprofundar-se na questão;
• Voltar em direção a uma resposta inicial ao
senso comum, ciente de que tal resposta não é uma “solução”.
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Segundo o filósofo alemão
Georg W. Hegel, a tradição é:
a. Um
freio para o desenvolvimento do espírito e do conhecimento humano.
b. Uma estátua imóvel que representa a inércia
daqueles que a ela se apegam.
c. Um rio
impetuoso, o qual na medida em que avança destrói a possibilidade de se
adquirir novos conhecimentos.
d. Um templo cujo as paredes encarceram aqueles
que buscam o saber.
e. Uma
herança que ao mesmo tempo se recebe e se deve fazer dar frutos, reconhecendo o
valor do que o passado produziu para com ele continuar a produzir.
Data da aula do CMSP:
15/04/2021
• Tema da aula: ética e consciência moral
• Habilidade trabalhada:
Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros
textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva
Etimologia das palavras:
• Moral: mos/moris = costumes.
• Ética: Éthos = costumes /éthos = caráter.
Ética
• A ética diz respeito à capacidade do sujeito
desenvolver uma consciência moral, isto é, de decidir e se responsabilizar por
suas ações, mediante a aceitação ou a recusa de valores em uma sociedade
Senso Moral e Consciência
Moral
• Valores, sentimentos, intensões, decisões e
ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de
liberdade
• Senso moral: maneira como avaliamos a
conduta e a ação das outras pessoas
• Consciência moral: capacidade de
decidir o que fazer, de justificar as razões e decisões e de assumir a
consequência delas
Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.)
• Interrogava os cidadãos atenienses a fim de
saber se o que eles consideram ser virtudes condiz com suas práticas e ações e
se suas ideias e ações são efetivas para chegar ao bem.
Aristóteles (384 a.C. – 322
a.C.)
• A ética e a política são saberes práticos;
• Práxis: agente e ação são inseparáveis;
• Práxis ética: somos aquilo que fazemos.
Cristianismo
• A virtude se define pela relação com Deus.
• O dever é constituído pelas virtudes da fé,
da esperança e da caridade.
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Data da aula do CMSP:
22/04/2021
• Tema da aula: desejo, necessidade, vontade
• Habilidade trabalhada:
Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros
textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva
O dever e a liberdade
Jean-Jacques Rousseau e a
moral do coração
• A Consciência Moral e o Sentimento do Dever
são inatos (fazem parte de nós desde nosso nascimento), são a “voz da natureza”
e o “dedo de Deus” em nosso coração
• Apesar do pecado do primeiro homem,
conservamos a bondade
• Se o dever parece uma imposição externa é
porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade quando essa criou a
propriedade e os interesses privados
• Ao criar a razão utilitária a sociedade
tornou-nos egoísta, mentirosos e destrutivos.
Immanuel Kant e moral da razão
• Somos maus, ávidos de prazeres que não nos
saciam e pelos quais mentimos e matamos
• Precisamos do dever (trazido pela razão pura
prática, inata, interior a nós) para nos tornarmos seres morais
Baruch Espinosa e a moral dos
afetos
• Nossos corpos afetam e são afetados por
outros e essas afecções se exprimem na alma na forma de afetos ou sentimentos
• Nossos afetos são paixões e somos
naturalmente passionais, porque sofremos a ação de causas exteriores
• Paixões não são boas ou más, são naturais,
elas indicam a força ou a fraqueza do nosso ser para existir, agir e pensar
• Há três paixões originais alegria (aumenta
nossa capacidade de ser e agir), tristeza (diminui nossa capacidade de ser e
agir) e desejo (nos move em direção a alegria ou a tristeza) e as demais
derivam delas
• Devemos alimentar nossas paixões alegres
• Fraqueza é nos deixar levar por afetos e
paixões, pois assim nos deixamos governar por causas externas
• Somos servos quando as paixões dominam nossa
vida
• Ser virtuoso ou ser livre é passar da paixão
a ação
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Tarefa não postada
Observações:
• As tarefas que constam acima são as que o aplicativo CMSP envia a vocês e devem ser respondidas via aplicativo, apenas estão dispostas acima para consultarem o conteúdo referente a elas
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