Aulas de Filosofia do 1º bimestre (1ª série)

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

 

Data da aula do CMSP: 11/02/2021

Tema: a Filosofia e o filosofar

Habilidade trabalhada: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

Conceituando

A Filosofia e a reflexão filosófica

  A Filosofia é uma palavra de origem grega que significa “amor pela sabedoria”;

  Pitágoras foi o primeiro que usou a palavra filosofo, porque não se considerava um sábio, mas apenas um “amigo do saber” (em grego filósofo);

  A Filosofia nasceu na Grécia Antiga no século VI antes de Cristo e Tales de Mileto é considerado o primeiro filosofo, ele foi o primeiro a pensar um princípio racional que explicaria a origem e o funcionamento de todas as coisas.

  Demerval Saviani, um filósofo brasileiro, afirma que a reflexão filosófica é:

  Radical: pois busca explicitar os conceitos usando todos os campos de conhecimentos possíveis, indo até a raiz dos problemas;

  Rigorosa: pois busca um discurso coerente, desenvolve um pensamento rigoroso sustentado por um método;

  De conjunto: pois é um tipo de reflexão totalizante, se esforça para examinar os problemas relacionando seus diversos aspectos entre si.

 

Aula do CMSP


 

Tarefa do CMSP

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1.  Segundo Demerval Saviani, a atitude filosófica é:

a.  Inquestionável, acrítica e sistemática.

b.  Crítica, superficial e emotiva.

c.  Radical, rigorosa e de conjunto.

2.  Foram influências para o surgimento do pensamento racional na Grécia Antiga:

a.  A moeda, a escrita e o calendário.

b.  A religião, a agricultura e as viagens marítimas.

c.  A democracia, a religião e a intervenção divina no “milagre grego”.

3. Etimologicamente, Filosofia significa:

a.  Amizade com a opinião.

b.  Amor à sabedoria.

c.  Crítica ao saber.

 

Data da aula do CMSP: 18/02/2021

Tema da aula: Filosofia: história e campos de investigação

Habilidade trabalhada: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

Conceituando

História da Filosofia

  Filosofia Antiga:  a Filosofia surge como uma explicação racional do mundo e uma tentativa de organizar a sociedade (política) e as relações humanas (ética).

  Filosofia Medieval: com o cristianismo no foco das atenções tem como tema principal Deus e sua relação com o homem e a conciliação entre fé e ração.

  Filosofia Moderna:  com o desenvolvimento das ciências tem como foco de discussões os limites e potencialidades de conhecer e a organização social (política).

  Filosofia Contemporânea:  as investigações abrangem diversos novos temas

 

Campos de investigação da atividade filosófica

Abaixo estão alguns dos campos que a Filosofia pesquisa e os objetos dessas pesquisas:

  Lógica: estuda a construção de argumentos

  Estética: investiga sobre a arte

  Ética: pesquisa sobre a moral (regras sociais)

  Política: questiona as formas de governo

  Filosofia da ciência: estuda as teorias científicas

  Epistemologia: questiona as possibilidades de conhecimento

 

Aula do CMSP


 

Tarefa do CMSP

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A arte, a moral, as formas de governo, a natureza do saber científico e as possibilidades de conhecimento são, respectivamente, objeto de quais campos de investigação filosófica?

a.  Ética, estética, política, epistemologia e filosofia da ciência.

b.   Estética, ética, política, filosofia da ciência e epistemologia.

c.   Epistemologia, política, ética, estética e filosofia da ciência.

 

Data da aula do CMSP: 25/02/2021

  Tema da aula: instintos e civilização em Nietzsche

  Habilidade trabalhada: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

 

Conceituando

Nietzsche, apolíneo e dionisíaco

  O filósofo Friedrich Nietzsche, atribuiu a arte um papel central na cultura humana, ele afirmou que há nela duas forças que em princípio são opostas. Denominou essas forças inspirado na mitologia grega. Apolíneo (relativo ao deus Apolo) é o princípio que representa a razão, a beleza harmoniosa, moderada e organizada e dionisíaco (relativo a Dionísio) o princípio que representa a embriagues, a desordem, a falta de medida, a paixão.

  Apolo – era o símbolo da ordem, da forma e da contenção.

  Dionísio – era o símbolo da exaltação da paixão e dos instintos.

  Para Nietzsche, essas forças estão presentes na arte e em nossas vidas e ambas são igualmente importantes. O apolíneo é nossa parte racional e a harmônica e o dionisíaco é nossa parte desordeira, criativa e cheia de excessos, mas a civilização (que precisa da ordem para existir) nega o dionisíaco causando desequilíbrio e tornando as pessoas “animais de rebanho”, ou seja, seres que apenas obedecem a ordens sem questionar.


Aula do CMSP


 Tarefa do CMSP

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1.  Na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, encontramos a divisão dos instintos humanos sob duas formas, a saber:

a.  Apolíneo e dionisíaco

b.  Agressividade e rancor

c.   Pensamento e reflexão

2.  Assinale a alternativa incorreta:

a.  O instinto apolíneo, que remonta ao deus grego Apolo, diz respeito à autoconsciência, como expressa sob a fórmula “Conhece-te a ti mesmo”.

b.  O instinto dionisíaco, que remonta ao deus Dioniso, diz respeito à negação do indivíduo, à volúpia, ao êxtase e à loucura.

c.   Tanto o instinto dionisíaco quanto o apolíneo se referem a uma mesma característica humana: a agressividade e a brutalidade desmedidas.

3.   Assinale a alternativa correta:

a.  Na obra nietzscheana, a civilização é concebida como decadência, como um caminho que conduz à “moral de rebanho”.

b.  Segundo Nietzsche, sem a civilização, teria sido impossível o surgimento da Filosofia, uma vez que ela aparece no local em que primeira se tem notícia de um processo civilizacional: a China.

c.   Nietzsche parte da premissa de que os instintos apolíneos e dionisíacos são igualmente importantes para a construção civilizacional, razão pela qual o filósofo considera a civilização como uma obra perfeita e irretocável da humanidade.

 

Data da aula do CMSP: 04/03/2021

Tema da aula: "Filosofia a golpes de martelo" e pensamento pós-moderno

Habilidade trabalhada: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

 

Conceituando

Friedrich Nietzsche e seu martelo

  Crepúsculo dos Ídolos, ou Como Filosofar com o Martelo, livro do filósofo Friedrich Nietzsche é uma "declaração de guerra", um livro de contestação

  Os "ídolos” que o filósofo se refere são:  a estrutura de nossa sociedade, sua cultura, seus costumes e normas, principalmente os de origem religiosa, entre outros

   A palavra "martelo" do subtítulo, deve ser entendida como marreta, para destroçar os ídolos

  Por meio dessa obra Nietzsche também promove uma profunda ruptura com o discurso filosófico que o antecedeu

  Afirmou que toda produção humana é interpretação, a verdade é uma ficção e o homem é um animal estimador/avaliador

  A natureza humana não é capaz de chegar até a verdade, pois, se fosse, ela já teria nos fornecido todas as explicações

  É possível ao homem somente estimar valores e interpretar

  Nietzsche foi o grande precursor do pós-modernidade, ou seja, da nossa época

 

Jean-François Lyotard, filósofo francês, aponta a pós-modernidade como o período que tem seu marco inicial no pós-Segunda Guerra Mundial. Para ele, uma das marcas da "pós-modernidade" é a perda da hegemonia ou preponderância de um único discurso.

 

Aula do CMSP


 

Tarefa do CMSP

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1. De acordo com Nietzsche em "Geneaolgia da Moral",

a.  Toda produção humana é interpretação

b.   A interpretação não tem e nem pode ter algum papel na Filosofia

c.  Em ciência e em Filosofia, não há lugar nenhum para a interpretação

2.  Assinale a alternativa correta: por que Nietzsche afirma ser o homem um "animal estimador"?

a.  Porque, se todos os valores estão previamente dados pela verdade universal, cabe ao homem apenas estimá-los.

b.   Porque os homens não possuem a capacidade de conhecer a verdade oculta em todas as coisas, de tal forma que a mera estimação desta realidade oculta já nos torna conhecedores da verdade.

c.  Porque não havendo nada como fatos ou fundamentos, a verdade torna-se mera ficção: é possível ao homem somente estimar valores e interpretar.

3.  Assinale a alternativa incorreta:

a.  Jean-François Lyotard, filósofo francês, aponta a pós-modernidade como o período que tem seu marco inicial no pós-Segunda Guerra Mundial.

b.   De acordo com Lyotard, não há nada como uma “pós-modernidade”: estaríamos ainda vivendo na modernidade e com suas características.

c.  Para Lyotard, uma das marcas da "pós-modernidade" é a perda da hegemonia ou preponderância de um único discurso.

 

Data da aula do CMSP: 11/03/2021

Tema da aula: conhecimento é re-conhecimento

Habilidade trabalhada: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

 

Os seres humanos possuem diversos/as:

  Pontos de vista

  Graus de aprofundamento e modos de estruturar os seus pontos de vista

  Tipos de conhecimento diferentes

 

Tipos de conhecimento

  Senso comum: conhecimento que se sustenta na experiência cotidiana, na crença e na tradição. Ele é necessário para a vida cotidiana e possui as seguintes características: não possui criticidade, é superficial, é imediatista, é sentimentalista e realiza pré-julgamentos.

  Filosofia: forma de pensamento apoiada na racionalidade, obtida pela reflexão crítica e pelo diálogo argumentativo.

  Ciência: conhecimento baseado na razão e adquirido por meio de uma investigação que utiliza um método para fazer pesquisas e experimentações.  A ciência formula hipóteses, teses e teorias.

 

Aula do CMSP


Tarefa do CMSP

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A ausência de criticidade, o sentimentalismo, o prejulgamento, a superficialidade e o imediatismo são características:

a.  Da religião.

b.   Do mito.

c.   Da ciência.

d.   Do senso comum.

e.   Da filosofia.

 

Data da aula do CMSP: 08/04/2021

  Tema da aula: conhecimento vs. conhecimento

  Habilidade trabalhada: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

 

A filosofia e a tradição

Tradição: composta por doutrinas, visões de mundo, costumes e valores de um grupo social

“não é uma estátua imóvel, mas vive e emana como um rio impetuoso que mais cresce quanto mais se afasta da origem. (...) O que cada geração produziu no campo da ciência e do espírito é uma herança para a qual todo o mundo anterior contribuiu com sua economia, é um santuário em cujas paredes os homens de todas as estirpes, gratos e felizes, afixaram tudo o que os auxiliou na vida, o que eles hauriram das profundezas da natureza e do espírito. E esse herdar é, ao mesmo tempo, receber a herança e fazê-la frutificar” (Hegel)

 

A tradição está presente em aspectos:

  Cognitivos: conhecimento que compreendemos, está conectado ao senso comum.

  Sociais: comunidades tradicionais que possuem formas próprias de organização

  Morais: nos quais se constituem os “valores tradicionais”.

 

Ludwig Wittgenstein

  Ver o que senso comum responde sobre uma questão;

  Aprofundar-se na questão;

  Voltar em direção a uma resposta inicial ao senso comum, ciente de que tal resposta não é uma “solução”.

 

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Tarefa do CMSP

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Segundo o filósofo alemão Georg W. Hegel, a tradição é:

a.   Um freio para o desenvolvimento do espírito e do conhecimento humano.

b.  Uma estátua imóvel que representa a inércia daqueles que a ela se apegam.

c.   Um rio impetuoso, o qual na medida em que avança destrói a possibilidade de se adquirir novos conhecimentos.

d.  Um templo cujo as paredes encarceram aqueles que buscam o saber.

e.   Uma herança que ao mesmo tempo se recebe e se deve fazer dar frutos, reconhecendo o valor do que o passado produziu para com ele continuar a produzir.

 

Data da aula do CMSP: 15/04/2021

 Tema da aula: ética e consciência moral

  Habilidade trabalhada: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva

 

Etimologia das palavras:

  Moral: mos/moris = costumes.

  Ética: Éthos = costumes /éthos = caráter.

 

Ética

  A ética diz respeito à capacidade do sujeito desenvolver uma consciência moral, isto é, de decidir e se responsabilizar por suas ações, mediante a aceitação ou a recusa de valores em uma sociedade

 

Senso Moral e Consciência Moral

  Valores, sentimentos, intensões, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de liberdade

  Senso moral: maneira como avaliamos a conduta e a ação das outras pessoas

  Consciência moral: capacidade de decidir o que fazer, de justificar as razões e decisões e de assumir a consequência delas

 

Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.)

  Interrogava os cidadãos atenienses a fim de saber se o que eles consideram ser virtudes condiz com suas práticas e ações e se suas ideias e ações são efetivas para chegar ao bem.

 

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)

  A ética e a política são saberes práticos;

  Práxis: agente e ação são inseparáveis;

  Práxis ética: somos aquilo que fazemos.

 

Cristianismo

  A virtude se define pela relação com Deus.

  O dever é constituído pelas virtudes da fé, da esperança e da caridade.

 

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Tarefa do CMSP

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Tarefa não postada

 

Data da aula do CMSP: 22/04/2021

  Tema da aula: desejo, necessidade, vontade

  Habilidade trabalhada: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva

 

O dever e a liberdade

 

Jean-Jacques Rousseau e a moral do coração

  A Consciência Moral e o Sentimento do Dever são inatos (fazem parte de nós desde nosso nascimento), são a “voz da natureza” e o “dedo de Deus” em nosso coração

  Apesar do pecado do primeiro homem, conservamos a bondade

  Se o dever parece uma imposição externa é porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade quando essa criou a propriedade e os interesses privados

  Ao criar a razão utilitária a sociedade tornou-nos egoísta, mentirosos e destrutivos.

 

Immanuel Kant e moral da razão

  Somos maus, ávidos de prazeres que não nos saciam e pelos quais mentimos e matamos

  Precisamos do dever (trazido pela razão pura prática, inata, interior a nós) para nos tornarmos seres morais

Baruch Espinosa e a moral dos afetos

  Nossos corpos afetam e são afetados por outros e essas afecções se exprimem na alma na forma de afetos ou sentimentos

  Nossos afetos são paixões e somos naturalmente passionais, porque sofremos a ação de causas exteriores

  Paixões não são boas ou más, são naturais, elas indicam a força ou a fraqueza do nosso ser para existir, agir e pensar

  Há três paixões originais alegria (aumenta nossa capacidade de ser e agir), tristeza (diminui nossa capacidade de ser e agir) e desejo (nos move em direção a alegria ou a tristeza) e as demais derivam delas

  Devemos alimentar nossas paixões alegres

  Fraqueza é nos deixar levar por afetos e paixões, pois assim nos deixamos governar por causas externas

  Somos servos quando as paixões dominam nossa vida

  Ser virtuoso ou ser livre é passar da paixão a ação

 

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Tarefa do CMSP

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Tarefa não postada

 

Observações:

   As tarefas que constam acima são as que o aplicativo CMSP envia a vocês e devem ser respondidas via aplicativo, apenas estão dispostas acima para consultarem o conteúdo referente a elas

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