Temas da aula:
- A filosofia e as relações de gênero (filosofia, política e ética: homens e mulheres);
- Filosofia e educação (filosofia, política e ética: filosofia e educação)
Objetivo da aula: discutir as diferenças sociais entre homens e mulheres e atualizar o debate acerca das questões de gênero
Habilidades trabalhadas:
- Identificar e criticar práticas de humilhação social;
- Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos;
- Analisar a condição de seres humanos a partir da reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres.
- Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais.
CONCEITUANDO
A Filosofia e as relações de gênero
Quando
pensamos em desigualdades, pensamos nas minorias e nos momentos de
discriminação que passam. Mas você sabe o que são as minorias?
Minorias são grupos
marginalizados por uma sociedade. Com essa definição parece até que para viver
no mundo de forma digna precisamos atender a certos critérios, que infelizmente
não depende apenas de nossos esforços.
Não
podemos mudar nosso gênero, cor da pele, idade, estatura etc. Se não podemos
mudar nossa condição natural resta-nos tentar mudar as políticas públicas e conscientizar
as pessoas, afinal todos somos responsáveis pelo mundo. Então vamos tentar
entender melhor uma dessas minorias, para tentar ajudá-la?
Leia as
seguintes frases:
- As mulheres feministas querem ser melhores que os homens!
- Elas querem mandar nos homens!
- Elas não se depilam e são feias!
Todas
essas frases são exemplos de manifestação de preconceito, que fortalecem
a interpretação equivocada do que é feminismo. A confusão só aumenta quando as
distorções que fortalecem o preconceito são reproduzidas. Vamos acabar com os
preconceitos com informação!
FEMINISMO |
FEMISMO |
MACHISMO |
Doutrina que preconiza o
aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade. |
Ideologia que prega a
superioridade do gênero feminino sobre o masculino. |
Comportamento expresso por
opiniões e atitudes de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e
deveres entre gêneros sexuais, favorecendo o gênero masculino. |
Os filósofos e a relação entre os gêneros
Mesmo dentre os filósofos consagrados podemos notar uma postura
excludente no que se refere ao gênero feminino. Para Jean-Jacques
Rousseau (1712-1778) e Immanuel Kant (1724-1804) o
livre desenvolvimento e a autonomia tinham sentido apenas para os homens e não
para as mulheres. Destaco que a posição desses filósofos não tira o valor de
suas obras.
Na mesma época de Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant foi escrita a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, redigida pela jornalista e historiadora feminista 0lympe de Gouges (1748-1793) em resposta à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Gouges defendia a ação política que garantisse liberdade para todos e, portanto, defendia a libertação das mulheres e dos escravos das colônias francesas. Por conta de suas ideias, ela morreu guilhotinada.
|
Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o
universo. Reconhece teus direitos. 0 poderoso império da natureza não está
mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de superstições e de mentiras. A
bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da ignorância e da usurpação. O homem escravo multiplicou suas forças e teve necessidade de recorrer às tuas,
para romper os seus ferros. Tornando-se livre, tornou-se injusto em relação à
sua companheira. GOUGES, Olympe de. Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (1791).
|
Funções sociais de homens e mulheres
Vídeo: "O
feminismo é para quem gosta de transformações sociais", diz a filósofa
Marcia Tiburi
Sinopse: Em
entrevista ao Entre o Céu e a Terra, da TV Brasil, a filósofa e professora
Marcia Tiburi abordou como ainda vivemos em uma sociedade patriarcal onde as
mulheres são constantemente alienadas.
Vídeo: Filme
estrelas além do tempo no Fantástico
Sinopse: O filme 'Estrelas Além do Tempo' traz três amigas talentosas desafiaram o preconceito e entraram para a história ao se tornarem fundamentais para a corrida espacial americana na Guerra Fria.
DICAS CULTURAIS
Filme: Alexandria
(Ágora)
Direção: Alejandro
Amenábar
Classificação: 16 anos
Sinopse: O
filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no
Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia
ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à
Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando
depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos:
o cristianismo, convive de forma tensa com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Filme completo:
Filme: Estrelas
além do tempo
Direção: Theodore
Melfi
Classificação:
Livre
Sinopse: Estrelas além do tempo é a história incrível de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) - brilhantes mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, uma conquista fantástica que restaurou a confiança do país, mudou a Corrida Espacial e galvanizou o mundo. O trio visionário atravessou todas as barreiras de gênero e raça para inspirar gerações para sonhar grande.
ATIVIDADES
1) Leia atentamente o texto para responder à
questão:
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. A
célebre frase que abre o segundo volume de O segundo sexo, de
1949, sintetiza as teses apresentadas por Simone de Beauvoir nas
mais de 900 páginas de um estudo fascinante sobre a condição feminina.
Beauvoir admite que as diferenças biológicas desempenham algum papel na
construção da inferioridade feminina, mas defende que a importância social
dada a essas diferenças é muito mais determinante para a opressão. Ser mulher
não é nascer com determinado sexo, mas, principalmente, ser classificada de
uma forma negativa pela sociedade. É ser educada, desde o nascimento, a ser
frágil, passiva, dependente, apagada, delicada, discreta, submissa e
invisível. MIRIAN GOLDENBERG (Adaptado de
www1.folha.uol.com.br, 10/03/2019) |
De acordo com o texto de Mirian Goldenberg, a abordagem realizada por Simone de Beauvoir valoriza princípios do seguinte tipo:
a) Étnico-raciais
b) Político-religiosos
c) Histórico-culturais
d) Econômico-científicos
2) O ditado popular: “Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”, representa:
a) A valorização do papel da mulher
b) A retirada do protagonismo feminino
3) Assinale, a partir dos conhecimentos desenvolvidos pela leitura e discussão dos textos, valores que podem ser considerados de combate ao machismo.
a) Homem não chora.
b) As mulheres são bonitas, mas não são inteligentes.
c) Respeitar a diferença é uma atitude ética e política.
4) O que significa ser emancipado?
a) Ser o seu próprio guia, tendo uma postura crítica sobre o mundo.
b) Fazer 18 anos.
c) Obedecer à interpretação que os outros fazem da religião.
d) Seguir os conselhos dos mais velhos.
e) Nunca reclamar e fazer o melhor para manter o mundo como está.
5) De quem é a responsabilidade social por construir um modelo educacional emancipador?
a) Dos professores.
b) Dos alunos.
c) De todas as pessoas.
d) Dos empresários.
e) Dos pais.
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