CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
- Identificar processos sociais merecedores de crítica (habilidade essencial);
- Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza (habilidade essencial);
- Refletir sobre as condições de vivência no contexto da ação ética;
- Compreender e proceder a uma crítica das relações sociais e das ações baseadas em impulsos e desejos;
- Reconhecer os processos da alienação moral e a sua superação, a partir do reconhecimento do outro;
- Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos, disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente;
- Utilizar ferramentas digitais online e offline para executar tarefas (EF67TEC17).
CONCEITUANDO
Na tentativa de superarem as
adversidades os homens criaram modos e instrumentos para superar e dominar a
natureza, assim produziram a cultura e tornaram-se vítimas do determinismo cultural. Nessa perspectiva os homens não são livres, mas vivem presos
pelo que a sociedade dita, assim, não deixaram de ser submissos, apenas trocaram
de senhor.
Os pensadores da Escola de Frankfurt, pesquisaram sobre o tema na perspectiva de quem estava diante do
fenômeno do totalitarismo, buscaram uma explicação que possibilitasse entender como,
mesmo sendo racionais, produzimos os horrores do nazismo. Nessa busca,
reconheceram as demandas de uma sociedade tecnocrática fundada em uma razão
instrumental.
A razão instrumental seria aquela que visa conhecer,
dominar e controlar a natureza e uma sociedade totalitária, baseada na razão
instrumental, impõe a todos os seus membros um padrão, uma dinâmica, uma
medida, que visa unicamente à produção e a eficiência. Por isso, os indivíduos
acabariam reduzidos a uma massa indistinta e indiferente ao que acontece ao seu
redor.
Para que esse sistema
histórico-social (que produz cotidianamente essa massa indistinta, porém útil
para alavancar a produção e o consumo)
possa continuar intacto, isto é, fortalecido, inventou-se uma maneira muito
poderosa de fazer com que as pessoas não usem sua razão crítica para criar sua
individualidade, tornando-se verdadeiras cópias de
outras pessoas igualmente artificiais, a cultura de massa
Cultura de massa é a industrialização e produção em série de mercadorias culturais, que produzem, por sua vez, individualidades falsas ou pseudoindividualidades.
No processo de Alienação moral, uma pessoa trata as demais sem reflexão que permita o
questionamento sobre diferenças, semelhanças, justiça, igualdade; sem repensar
em si mesmo.
Sobre isso, Jean-Paul Sartre afirmou que não podemos viver com
morais alienantes. A alienação moral procura fazer com que a ação do passado
seja repetida no presente; o que é bom é a cópia do que foi bom, ignorando as
transformações que a história de cada um e das sociedades atribui a todos. Não podemos dizer, sem
pensar, que o que era errado há cem anos continuará sendo
errado, que não deve haver mudanças.
Nós, seres humanos, precisamos de princípios morais e reflexão
ética.
Deve haver, portanto, no presente, a preocupação de como devemos
agir em relação ao outro. As mudanças de nosso tempo exigem uma reflexão a
respeito de nossa convivência ética, com os desafios do mundo atual, para a
construção da solidariedade entre os seres humanos. Cabe a cada um de nós
assumirmos a reflexão e sermos autênticos na perspectiva da solidariedade.
Devemos nos reconciliar conosco e assumir a ação ética no mundo.
Portanto, sermos éticos é assumirmos a responsabilidade com o
outro, com aquele que não somos. Com base nisso, teremos a autenticidade da
nossa própria vida e não a vileza de uma vida baseada em sistemas não
históricos. Afinal, é o outro que nos revela o que somos.
APROFUNDAMENTO
Vídeo: Teoria Crítica e a Indústria Cultural
Sinopse: Essa é a história de Rogério que vai para a capital tentar viver de sua arte, mas acaba aprendendo que isso não é tão fácil como ele imaginava.
DICAS CULTURAIS
Música: Geração Coca-Cola
Compositor: Renato Russo
ATIVIDADES
2. Defina, com suas palavras “alienação moral”.
3. Segundo o texto, por que devemos nos preocupar em sermos éticos
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