Cultura massificada

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Tema da aula:  Cultura massificada
Objetivo da aula: almeja-se dar aos alunos elementos que permitam o exercício da reflexão crítica, capacitação para a vivência da ação ética, com base em uma crítica das relações sociais e nos impulsos dos desejos.
Habilidades trabalhadas:

  • Identificar processos sociais merecedores de crítica (habilidade essencial);
  • Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza (habilidade essencial);
  • Refletir sobre as condições de vivência no contexto da ação ética;
  • Compreender e proceder a uma crítica das relações sociais e das ações baseadas em impulsos e desejos;
  • Reconhecer os processos da alienação moral e a sua superação, a partir do reconhecimento do outro;
  • Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos, disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente;
  • Utilizar ferramentas digitais online e offline para executar tarefas (EF67TEC17).

CONCEITUANDO


Na tentativa de superarem as adversidades os homens criaram modos e instrumentos para superar e dominar a natureza, assim produziram a cultura e tornaram-se vítimas do determinismo cultural. Nessa perspectiva os homens não são livres, mas vivem presos pelo que a sociedade dita, assim, não deixaram de ser submissos, apenas trocaram de senhor.  

Os pensadores da Escola de Frankfurt, pesquisaram sobre o tema na perspectiva de quem estava diante do fenômeno do totalitarismo, buscaram uma explicação que possibilitasse entender como, mesmo sendo racionais, produzimos os horrores do nazismo. Nessa busca, reconheceram as demandas de uma sociedade tecnocrática fundada em uma razão instrumental.


A razão instrumental seria aquela que visa conhecer, dominar e controlar a natureza e uma sociedade totalitária, baseada na razão instrumental, impõe a todos os seus membros um padrão, uma dinâmica, uma medida, que visa unicamente à produção e a eficiência. Por isso, os indivíduos acabariam reduzidos a uma massa indistinta e indiferente ao que acontece ao seu redor.

Para que esse sistema histórico-social (que produz cotidianamente essa massa indistinta, porém útil para alavancar a produção e o consumo) possa continuar intacto, isto é, fortalecido, inventou-se uma maneira muito poderosa de fazer com que as pessoas não usem sua razão crítica para criar sua individualidade, tornando-se verdadeiras cópias de outras pessoas igualmente artificiais, a cultura de massa

Cultura de massa é a industrialização e produção em série de mercadorias culturais, que produzem, por sua vez, individualidades falsas ou pseudoindividualidades.

No processo de Alienação moral, uma pessoa trata as demais sem reflexão que permita o questionamento sobre diferenças, semelhanças, justiça, igualdade; sem repensar em si mesmo.

Sobre isso, Jean-Paul Sartre afirmou que não podemos viver com morais alienantes. A alienação moral procura fazer com que a ação do passado seja repetida no presente; o que é bom é a cópia do que foi bom, ignorando as transformações que a história de cada um e das sociedades atribui a todos. Não podemos dizer, sem pensar, que o que era errado há cem anos continuará sendo errado, que não deve haver mudanças.

Nós, seres humanos, precisamos de princípios morais e reflexão ética.

Deve haver, portanto, no presente, a preocupação de como devemos agir em relação ao outro. As mudanças de nosso tempo exigem uma reflexão a respeito de nossa convivência ética, com os desafios do mundo atual, para a construção da solidariedade entre os seres humanos. Cabe a cada um de nós assumirmos a reflexão e sermos autênticos na perspectiva da solidariedade. Devemos nos reconciliar conosco e assumir a ação ética no mundo.

Portanto, sermos éticos é assumirmos a responsabilidade com o outro, com aquele que não somos. Com base nisso, teremos a autenticidade da nossa própria vida e não a vileza de uma vida baseada em sistemas não históricos. Afinal, é o outro que nos revela o que somos.

 


APROFUNDAMENTO

Vídeo: Teoria Crítica e a Indústria Cultural

Sinopse: Essa é a história de Rogério que vai para a capital tentar viver de sua arte, mas acaba aprendendo que isso não é tão fácil como ele imaginava.


DICAS CULTURAIS

Música: 3ª do Plural 
Compositor: Humberto Gessinger

Música: Geração Coca-Cola
Compositor: Renato Russo


ATIVIDADES

1.      O que é cultura de massa?

2.      Defina, com suas palavras “alienação moral”.

3.      Segundo o texto, por que devemos nos preocupar em sermos éticos

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