CONTEÚDO PRODUZIDO
PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Introdução à
Filosofia da Cultura
Objetivo da aula: Reconhecer a
polissemia e a complexidade do conceito de cultura.
Habilidades trabalhadas:
- Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para análise de diferentes culturas (Habilidade essencial);
- Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas;
- Discutir a relação entre cultura e natureza.
CONCEITUANDO
Os humanos não têm a força de um leão, nem a agilidade de um
jaguar ou mesmo a possibilidade de deslocamento debaixo d’água de um tubarão.
Entretanto, unindo nossos esforços e conhecimentos, movemos toneladas de
concreto, viajamos de um continente ao outro pelos ares em um avião, dominamos
as viagens marítimas e criamos as condições materiais de sobrevivência em um
passeio no fundo do mar, pois enquanto os demais animais permanecem mergulhados
na natureza,
nós somos capazes de transformá-la em cultura.
Cultura é...
|
... tudo que o ser humano transforma ao produzir
sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores
materiais e espirituais
|
A cultura define um modo de ver o mundo. Comportamentos,
ideias e ações são avaliadas como boas ou ruins, corretas e erradas, bonitas ou
feias, úteis ou inúteis, agradáveis ou desagradáveis, morais ou imorais de
acordo com a cultura de cada um, pois
a ação
cultural é coletiva. Assim, tendemos
a considerar o modo de vida expresso pela nossa cultura como o mais “correto”.
A cada grupo humano corresponde uma tradição cultural e com as
diferenças culturais surge a tendência de algumas delas de se considerarem superiores,
essa postura é chamada de etnocentrismo.
...o termo técnico para esta visão das coisas segundo a qual nosso
próprio grupo é o centro de todas as coisas e todos os outros grupos são
medidos e avaliados em relação a ele [...]. Cada grupo alimenta seu próprio
orgulho e vaidade, considera-se superior, exalta suas próprias divindades e
olha com desprezo as estrangeiras. Cada grupo pensa que seus costumes (folkways)
são os únicos válidos e, se ele observa que outros grupos têm outros costumes,
encara-os com desdém.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São
Paulo. Educ, 1998. P 46
Dentro da visão etnocentrista podemos observar ainda o determinismo biológico e determinismo
geográfico, ambas influenciadas por uma visão distorcida da
teoria de Charles Darwin.
O determinismo biológico, foi criado para justificar porque
algumas etnias são consideradas superiores às outras, ele foi usado como
justificativa para várias situações tenebrosas da história, como por exemplo, o
Nazismo, onde Adolf Hitler pregava a superioridade da "raça ariana"
sobre as demais. O determinismo biológico é baseado em uma série de
estereótipos, como por exemplo: todo asiático tem inteligência acima da média,
negros são melhores em esportes e europeus são culturalmente mais elevados.
Friedrich Ratzel (1844-1904) deu o nome de determinismo geográfico, na concepção que crê que o homem seria produto do
meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade,
assim os seres humanos, raças e etnias mais aptos venceriam e dominariam os
povos considerados inferiores. Tais ideais basearam e justificaram teoricamente
a dominação dos povos europeus, que se colocaram como uma civilização mais
evoluída e desenvolvida, com a missão de dominar os povos inferiores e impor
sobre eles a sua cultura e o seu modo de vida. Suas ideias também influenciaram
aquilo que mais tarde veio a ser denominado por Nazismo.
Para se opor ao etnocentrismo,
Franz Boas (1858-1942) formula a teoria do relativismo cultural.
Para ele, cada cultura é singular e por isso digna de tolerância e respeito.
Como ampliação da teoria de Boas podemos considerar que cada cultura é digna de
alteridade e seus membros de empatia.
Alteridade é...
|
...reconhecer o diferente e respeitar aqueles que
não vivem a vida como vivemos, que não pensam como pensamos e não querem o
que nós queremos.
|
É
preciso reconhecer o valor e a legitimidade de quem é diferente, pois é a
existência da diversidade que nos torna únicos.
APROFUNDAMENTO
Vídeo: Aula do CMSP
Título: Identidade
e alteridade: a construção do eu a partir da relação com o outro
Sinopse: Aula do Centro de Mídias SP, transmitida no dia
25/06/2020
ATIVIDADES
1. Em quais itens você reconhece a
presença da alteridade? (mais de uma alternativa)
a. ( ) Somente com paciência e determinação podemos ensinar a
outros povos que a nossa cultura é melhor.
b. ( ) Sei que o julgamento de cada um é determinado por seus
valores pessoais e culturais.
c. ( ) Aprendi com nossas diferenças que posso crescer.
d. ( ) Não gosto de pagodeiros.
e. ( ) Homem não chora.
f. ( ) Para os “estranhos”, o estranho sou eu.
g. ( ) Não há nada naquele país que me interesse.
h. ( ) Pessoas tatuadas são assustadoras.
2. O que é relativismo cultural?
(apenas uma alternativa correta)
a. ( ) Ensinar aos outros que a melhor cultura é a nossa.
Dessa maneira, eles aprenderão e aceitarão nossos valores, porque estes são
superiores a todos os outros.
b. ( ) Perceber o que há de bom na cultura dos outros
e destruir o que é ruim.
c. ( ) Olhar as diversas culturas sabendo que também
temos nossos valores.
d. ( ) Ignorar as pessoas que nós não entendemos.
e. ( ) Saber separar, de acordo com nossos valores, o
que é ruim ou bom nas outras culturas e aceitar apenas aquilo que valorizamos.
3.
Observe a reflexão de Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592):
[...] não há nada de bárbaro e selvagem nessa
nação, pelo que me foi dito, exceto que todo mundo chama de barbárie o que não
é de seu costume, bem como que não temos outro teste da verdade e da razão além
do exemplo e da ideia das opiniões e costumes em que estamos. (MONTAIGNE. Ensaios)
De acordo com o texto pode-se afirmar
que, para Montaigne (apenas uma alternativa correta):
a. ( ) A ideia de relativismo cultural baseia-se na
hipótese de origem única do gênero humano e da sua religião.
b. ( ) A diferença de costumes não constitui um
critério válido para julgar as diferentes sociedades.
c. ( ) OS indígenas são mais bárbaros do que os
europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
4. Observe o trecho de nossa
Constituição:
Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno
exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e
apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§ 1º O Estado protegerá as manifestações das
culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos
participantes do processo civilizatório nacional. (BRASIL. Constituição (1988).
Constituição
da República Federativa do Brasil)
É correto afirmar que, no artigo
transcrito, a Constituição Federal (apenas uma alternativa correta):
a. ( ) Reconhece a existência da diversidade cultural
no Brasil.
b. ( ) Orienta o processo de padronização cultural.
c. ( ) Propõe um modelo para apresentação de projetos
culturais.
d. ( ) Impõe restrições
para diversas culturas crescerem.
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