CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Tornar-se indivíduo –
Paul Ricoeur e Michel Foucault
Objetivo da
aula: Identificar, a partir da tradição filosófica, a ética como uma reflexão
voltada para o mundo e que pressupõe o reconhecimento do outro como indivíduo
Habilidades
trabalhadas:
- Identificar as subjetividades como resultado de construção social;
- Refletir sobre o posicionamento ético com base no contato com o outro.
CONCEITUANDO
Cada indivíduo é único, uma vez que
apresenta singularidades e particularidades intransferíveis. Nos entendemos
únicos na medida em que nos relacionamos e interagimos socialmente, neste
sentido, percebemos a nossa unidade na diversidade por meio de comparação e
construímos nossa subjetividade por meio
da relação que estabelecemos com os outros indivíduos e com o mundo.
A partir deste entendimento, podemos considerar a
forma como percebemos e representamos a realidade e damos sentidos a ela,
manifesta a nossa singularidade. Para nos ajudar a entender como percebemos
nossa singularidade e construímos nossa subjetividade podemos observar as
teorias de Paul Ricoeur e Michel Foucault.
Paul Ricoeur (1913-2005)
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Foi um dos expoentes no campo da
fenomenologia e da hermenêutica e é considerado um dos grandes nomes da
filosofia contemporânea tendo sido inclusive uma referência para os filósofos
Derrida (1930-2004) e Lyotard (1924-1998).
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Paul Ricœur, afirma que o indivíduo
possui duas dimensões:
1. Membro de
uma sociedade;
2. Ser
independente e autônomo;
E, segundo o autor, nos
individualizamos através da linguagem.
Linguagem
A linguagem é o ponto de partida, por
meio dela nós expressamos e dizemos o mundo, ou seja, ela é a principal forma pela
qual colocamos para fora aquilo que pensamos. Através da linguagem o ser humano
é capaz de dizer o indivíduo de três formas:
I. Descrições Definidas: na frase “o executivo que sempre compra o
jornal de esportes” podemos observar:
- O executivo: de todos os executivos nos referimos ao que sempre compra o jornal de esportes.
- O jornal de esportes: de todas as pessoas do mundo, nos referimos ao indivíduo que sempre compra o jornal.
Portanto, ao descrevermos, nós
cruzamos categorias para designar um indivíduo.
II. Nomes Próprios: referem-se a uma designação específica e
permanente, tem a função de designar a singularidade do indivíduo. Por exemplo,
quando digo Marcelo, estou me referindo a uma pessoa específica restando apenas
especificar suas propriedades, como:
Marcelo, o aluno educado ou Marcelo, o aluno alto da 3ª série
III. Indicadores: podem ser pronomes pessoais (eu e tu);
pronome demonstrativo (isto e aquilo); advérbio de lugar (aqui e além);
advérbio de tempo (amanhã e agora); além de outras categorias gramaticais. Os
indicadores são diferentes dos nomes porque podem designar seres diferentes.
A ipseidade é
a fala que usamos para dizer o que pertence ao indivíduo à sua singularidade,
aquilo que entre os vários de uma espécie, diferencia um só.
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Michel
Foucault (1926-1984)
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Foi filósofo, professor, psicólogo e
escritor francês. Dono de um estilo literário único, Foucault revolucionou as
estruturas filosóficas do século XX ao analisá-las por meio de uma nova
ótica. Profundamente influenciado por Nietzsche, Marx e Freud, o filósofo
contemporâneo também recebeu influências do filósofo e amigo Gilles Deleuze,
da medicina e da psiquiatria.
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Michel Foucault desenvolveu um método
de investigação histórica e filosófica que chamou de genealogia.
Examinando a mudança do comportamento no início da Idade Moderna, sobretudo nas
instituições prisionais e nos hospícios, buscou compreender o processo da
produção dos saberes que tornaram possível o controle difuso e não
sistematizado, que chamou Microfísica Do Poder. Suas principais obras são
“História da loucura na Idade clássica”, “As palavras e as coisas”, “História
da sexualidade”, “Vigiar e punir” e “Microfísica do poder”.
Domesticação dos corpos:
O filósofo buscou compreender de que
forma se dá a SUJEIÇÃO, o processo de tornar-se sujeito, tornar-se indivíduo,
na Idade Moderna. Para ele, as instituições nos controlam segundo os critérios
de:
Distribuição:
- Criar cercas ou muros;
- Separar os grupos;
- Dar a cada pessoa um lugar funcional.
Controle do tempo:
- Pelos horários;
- Marcando o tempo das ações;
- Disciplinando o corpo;
- Adaptar o corpo aos objetos que se manipulam.
Controle das gêneses:
- Separar os aprendizes dos veteranos;
- Criação de testes para medir as habilidades de cada um.
O objetivo destas intervenções das
instituições sociais (religiosas, esportivas, escolares, militares e
familiares) é nos constituir como sujeitos da maneira com o as instituições
querem. Para Foucault, não somos frutos de teorias, mas de práticas (mesmo que
influenciados por algumas teorias). VIGIAR e PUNIR são ações que favorecem o
controle dos corpos, e para o efetivo adestramento dos corpos, são utilizados
como recursos a sansão, a vigilância e o exame.
“Existem momentos na
vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se
pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar
a olhar ou a refletir.”
(Michel Foucault)
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Vídeo: A vigilância como forma de dominação
Sinopse: A vigilância, o poder e o controle na sociedade
brasileira. A teoria de Foucault aplicada a realidade.
Observação: A imagem do vídeo está um pouco dessincronizada (devido
às restrições que a Rede Globo faz ao uso de produções feitas por ela), mas a
intenção é prestar atenção na narrativa.
DICA CULTURAL
Música: Diário de um detento
Artista: Racionais MC's
ATIVIDADE
1. Para Paul Ricoeur, como nós nos
configuramos como indivíduos?
a. ( ) Pela nossa liberdade natural.
b. ( ) Pelo contrato social.
c. ( ) Pelas práticas corporais.
d. ( ) Pela narrativa de nós mesmos.
e.( ) Pela nossa essência.
2. Para Michel Foucault, a criação da
subjetividade moderna se dá pelo controle dos corpos.
Assinale quais das ações a seguir
favoreceram esse controle.
a. ( ) Vigiar.
b. ( ) Recompensar.
c. ( ) Ignorar.
d. ( ) Explicar.
e.( ) Punir.
3. Segundo Michel Foucault, a sanção,
a vigilância e o exame são recursos para:
a. ( ) A linguagem.
b. ( ) Termos boas notas.
c. ( ) A liberdade natural.
d. ( ) Descobrirmos a nossa essência.
e.( ) O adestramento do corpo.
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