Tornar-se indivíduo – Paul Ricoeur e Michel Foucault

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Tornar-se indivíduo – Paul Ricoeur e Michel Foucault
Objetivo da aula: Identificar, a partir da tradição filosófica, a ética como uma reflexão voltada para o mundo e que pressupõe o reconhecimento do outro como indivíduo
Habilidades trabalhadas:

  • Identificar as subjetividades como resultado de construção social;
  • Refletir sobre o posicionamento ético com base no contato com o outro.

CONCEITUANDO


Cada indivíduo é único, uma vez que apresenta singularidades e particularidades intransferíveis. Nos entendemos únicos na medida em que nos relacionamos e interagimos socialmente, neste sentido, percebemos a nossa unidade na diversidade por meio de comparação e construímos nossa subjetividade  por meio da relação que estabelecemos com os outros indivíduos e com o mundo.

A partir deste entendimento, podemos considerar a forma como percebemos e representamos a realidade e damos sentidos a ela, manifesta a nossa singularidade. Para nos ajudar a entender como percebemos nossa singularidade e construímos nossa subjetividade podemos observar as teorias de Paul Ricoeur e Michel Foucault.


Paul Ricoeur (1913-2005)
Foi um dos expoentes no campo da fenomenologia e da hermenêutica e é considerado um dos grandes nomes da filosofia contemporânea tendo sido inclusive uma referência para os filósofos Derrida (1930-2004) e Lyotard (1924-1998).

Paul Ricœur, afirma que o indivíduo possui duas dimensões:
1. Membro de uma sociedade;
2. Ser independente e autônomo;
E, segundo o autor, nos individualizamos através da linguagem.

Linguagem
A linguagem é o ponto de partida, por meio dela nós expressamos e dizemos o mundo, ou seja, ela é a principal forma pela qual colocamos para fora aquilo que pensamos. Através da linguagem o ser humano é capaz de dizer o indivíduo de três formas:
I. Descrições Definidas: na frase “o executivo que sempre compra o jornal de esportes” podemos observar:
  • O executivo: de todos os executivos nos referimos ao que sempre compra o jornal de esportes.
  • O jornal de esportes: de todas as pessoas do mundo, nos referimos ao indivíduo que sempre compra o jornal.
Portanto, ao descrevermos, nós cruzamos categorias para designar um indivíduo.
II. Nomes Próprios: referem-se a uma designação específica e permanente, tem a função de designar a singularidade do indivíduo. Por exemplo, quando digo Marcelo, estou me referindo a uma pessoa específica restando apenas
especificar suas propriedades, como: Marcelo, o aluno educado ou Marcelo, o aluno alto da 3ª série
III. Indicadores: podem ser pronomes pessoais (eu e tu); pronome demonstrativo (isto e aquilo); advérbio de lugar (aqui e além); advérbio de tempo (amanhã e agora); além de outras categorias gramaticais. Os indicadores são diferentes dos nomes porque podem designar seres diferentes.

A ipseidade é a fala que usamos para dizer o que pertence ao indivíduo à sua singularidade, aquilo que entre os vários de uma espécie, diferencia um só.

Michel Foucault (1926-1984)
Foi filósofo, professor, psicólogo e escritor francês. Dono de um estilo literário único, Foucault revolucionou as estruturas filosóficas do século XX ao analisá-las por meio de uma nova ótica. Profundamente influenciado por Nietzsche, Marx e Freud, o filósofo contemporâneo também recebeu influências do filósofo e amigo Gilles Deleuze, da medicina e da psiquiatria.

Michel Foucault desenvolveu um método de investigação histórica e filosófica que chamou de genealogia. Examinando a mudança do comportamento no início da Idade Moderna, sobretudo nas instituições prisionais e nos hospícios, buscou compreender o processo da produção dos saberes que tornaram possível o controle difuso e não sistematizado, que chamou Microfísica Do Poder. Suas principais obras são “História da loucura na Idade clássica”, “As palavras e as coisas”, “História da sexualidade”, “Vigiar e punir” e “Microfísica do poder”.

Domesticação dos corpos:
O filósofo buscou compreender de que forma se dá a SUJEIÇÃO, o processo de tornar-se sujeito, tornar-se indivíduo, na Idade Moderna. Para ele, as instituições nos controlam segundo os critérios de:

Distribuição:
  • Criar cercas ou muros;
  • Separar os grupos;
  • Dar a cada pessoa um lugar funcional.

Controle do tempo:
  • Pelos horários;
  • Marcando o tempo das ações;
  • Disciplinando o corpo;
  • Adaptar o corpo aos objetos que se manipulam.

Controle das gêneses:
  • Separar os aprendizes dos veteranos;
  • Criação de testes para medir as habilidades de cada um.

O objetivo destas intervenções das instituições sociais (religiosas, esportivas, escolares, militares e familiares) é nos constituir como sujeitos da maneira com o as instituições querem. Para Foucault, não somos frutos de teorias, mas de práticas (mesmo que influenciados por algumas teorias). VIGIAR e PUNIR são ações que favorecem o controle dos corpos, e para o efetivo adestramento dos corpos, são utilizados como recursos a sansão, a vigilância e o exame.

“Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.”
(Michel Foucault)




APROFUNDAMENTO

Vídeo: A vigilância como forma de dominação
Sinopse: A vigilância, o poder e o controle na sociedade brasileira. A teoria de Foucault aplicada a realidade.
Observação: A imagem do vídeo está um pouco dessincronizada (devido às restrições que a Rede Globo faz ao uso de produções feitas por ela), mas a intenção é prestar atenção na narrativa.



DICA CULTURAL

Música: Diário de um detento
Artista: Racionais MC's



ATIVIDADE


1. Para Paul Ricoeur, como nós nos configuramos como indivíduos?
a. (  ) Pela nossa liberdade natural.
b. (  ) Pelo contrato social.
c. (  ) Pelas práticas corporais.
d. (  ) Pela narrativa de nós mesmos.
e.(  ) Pela nossa essência.

2. Para Michel Foucault, a criação da subjetividade moderna se dá pelo controle dos corpos.
Assinale quais das ações a seguir favoreceram esse controle.
a. (  ) Vigiar.
b. (  ) Recompensar.
c. (  ) Ignorar.
d. (  ) Explicar.
e.(  ) Punir.

3. Segundo Michel Foucault, a sanção, a vigilância e o exame são recursos para:
a. (  ) A linguagem.
b. (  ) Termos boas notas.
c. (  ) A liberdade natural.
d. (  ) Descobrirmos a nossa essência.
e.(  ) O adestramento do corpo.

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