Introdução à Filosofia da Ciência

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Tema da aula: Introdução à Filosofia da Ciência

Objetivo da aula: reconhecer a ciência como atividade racional e metódica e identificar seus limites.

Habilidades trabalhadas:

  • Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta (habilidade essencial);
  • Dominar diferentes linguagens e compreender diferentes fenômenos do conhecimento;
  • Desenvolver uma visão crítica da Ciência;
  • Reconhecer a Ciência como atividade humana;
  • Sistematizar conceitos, informações e fundamentar conhecimentos teóricos.


CONCEITUANDO





A Epistemologia Moderna (área da filosofia que se ocupa do conhecimento científico) deu origem a Filosofia da Ciência Contemporânea. No século XX, filósofos e cientistas de diferentes áreas voltaram a atenção para esse campo de reflexão, investigando diversos temas, entre os quais:
·         O significado de ciência e de conceitos a ela associados;
·         A validade dos métodos adotados pelas diferentes ciências em suas pesquisas;
·         O alcance do conhecimento científico;
As relações entre a ciência, a natureza e a vida humana (o que também envolve questões políticas, ecológicas e éticas).

O que é ciência
O termo ciência vem do latim scientia, que significa “conhecimento”, assim, podemos definir ciência como o campo de atividade humana que se dedica a construção de um conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo. Os gregos chamam de episteme, o tipo de conhecimento que interessa à ciência, por isso, a investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.
Costuma-se dizer que buscamos conhecer para tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios para prever situações e exercer controle sobre a natureza. Essa visão surgiu com a ciência moderna. Segundo Jacob Bronowski (1908-1974), pelo conhecimento científico, o “homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão (Ciência e valores humanos, p. 16).

Método científico
O termo método vem do grego meta, “através”, e hodos, “caminho”, significa “através de um caminho”, ou de um procedimento. Assim, método científico é o núcleo de procedimentos que orienta o modo de conduzir uma investigação científica. Há diversos conjuntos de procedimentos que caracterizam diferentes metodologias.
Embora variado, o método científico tem por base, de modo geral uma estrutura lógica que engloba diversas etapas, as quais devem ser percorridas na busca do problema proposto. Vejamos um esquema das etapas do método científico experimental:

Método científico - Brasil Escola·  Observação: observando os fatos o cientista enuncia um problema, uma pergunta que o instiga e que ainda não foi explicado pelo conhecimento disponível;
· Perguntas: devem ser colocadas de forma clara e precisa e o cientista precisa procurar os instrumentos disponíveis para respondê-las;
· Hipótese: é uma resposta possível a ser avaliada por meio de investigação. Isso significa que a hipótese é uma proposta não comprovada, que deve ser testada cientificamente;
· Experimento: o cientista testa a validade de sua hipótese, investigando as consequências de sua proposta;
· Análise: feita sobre os resultados dos experimentos para verificar se eles são suficientes para explicar os problemas levantados e se estão de acordo com a hipótese. Caso os resultados não sejam satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações ocorram.
·  Conclusão: é a confirmação ou correção da hipótese formulada e testada.

Leis e teorias científicas
Analisando inúmeros fatos do mundo, percebemos a ocorrência de fenômenos regulares, como a sucessão do dia e noite, das estações do ano etc., mas para que isso ocorra devemos observar os fenômenos semelhantes e classificá-los segundo características comuns. Ao examinar as regularidades, a ciência procura chegar a uma conclusão geral que possa ser aplicada a todos os dados semelhantes.

Por meio desse processo, formulam-se as
leis científicas. Nesse sentido, leis são enunciados generalizadores que procura chegar a uma conclusão geral que possa ser aplicada a todos os fenômenos regulares. 
As  leis científicas desempenham duas funções básicas:
· Resumem uma grande quantidade de fenômenos reguladores favorecendo uma visão global do seu conjunto;
· Possibilitam a previsão de novos fenômenos que enquadrem certa regularidade descrita.
As leis costumam fazer parte de uma teoria científica, que especifica a causa como responsável pelo que é descrito na lei.
Portanto, a teoria tem como objetivo explicar as regularidades entre os fenômenos e deles fornecer uma compreensão ampla. Costuma-se dizer que explicar e prever constituem a função fundamental das leis e teorias científicas.


A transitoriedade das teorias científicas

Geocentrismo X Heliocentrismo – Ensinando e Aprendendociência propõe-se a atingir conhecimentos precisos coerentes e abrangentes, mas várias de suas teorias consideradas sólidas e corretas em um primeiro momento, são refutadas, sendo modificadas ou substituídas por outras.
Por exemplo, durante séculos e séculos, o mundo ocidental acreditou, de forma inabalável, que a Terra fosse o centro do universo. Entretanto, Nicolau Copérnico, com a obra Da revolução das esferas celestes, publicada no ano de sua morte, 1543, demonstrou que a Terra se movia em torno do seu próprio eixo e ao redor do Sol, era a teoria heliocêntrica, que refutava o geocentrismo de Ptolomeu.
Isso significa que os conhecimentos científicos não são inquestionavelmente certos, coerentes e infalíveis para todo o sempre. É como se tivessem certas “condições de validade.
No entanto, embora as teorias científicas possam ser refutadas, reformuladas e corrigidas, a ciência sempre cumpre sua função enquanto tem êxito no seu proposito de fornecer explicações dignas de confiança, bem fundamentadas e sistemáticas para numerosos fenômenos, mesmo sabendo que talvez não consiga responder todas as questões postas a ela.

APROFUNDAMENTO

Vídeo de aprofundamento (opcional): As pessoas acreditam na ciência que é mais confortável para elas
Sinopse do vídeo: nos últimos anos, o Brasil vem passando por um período conturbado em relação a investimentos em ciência, pesquisa e inovação. Mas por que será que muita gente não acredita em fatos científicos?





ATIVIDADE

Faça um desenho que expresse como é o trabalho do cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário