CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: A liberdade
Objetivo da aula: Compreender o sentido da liberdade, identificar seus limites e defender sua necessidade para a plena realização da condição humana
Habilidades trabalhadas:
- Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária (Habilidade Essencial de Filosofia)
- Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz) (Habilidade da AAP do 1º bimestre - MP04)
CONCEITUANDO
A liberdade
Importância da reflexão
Compreender
o sentido da liberdade, identificar seus limites e defender sua necessidade
para a plena realização da condição humana constituem passo essencial no
caminho da construção da cidadania, em geral, e no desenvolvimento da
consciência de cada indivíduo, em particular.
O determinismo
O determinismo é uma concepção filosófica segundo a qual todos os acontecimentos são determinados por acontecimentos anteriores e/ou pelas leis da natureza. E por isso, o ser humano não possui liberdade.
Um importante conceito associado ao determinismo é o conceito de destino.
Definição de destino
“poder mais ou menos personificado capaz de governar tudo o que existe no universo e de determinar, de uma vez por todas e irremediavelmente, tanto o curso geral dos acontecimentos quanto o devir da história humana”
APIASSÚ, Hilton; MARC0NDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Jorge ;ahar, 1996. p. 67. (Verbete “destino”)
De
acordo com essa definição, o destino nos remete à ideia de que a vida e a morte
assim como toda a ação humana não dependem de nossa vontade. Essa perspectiva
encontra adeptos em diferentes épocas, culturas e lugares.
O destino segundo os gregos antigos
- As Moiras comandavam o início e o fim da vida. Elas eram uma tríade de mulheres em que a primeira, Láquesis, dava início à “fiação da vida”. Cloto torcia o fio, ou seja, manipulava o enredo da vida, e a última, Átropos, cortava o fio (decretava amorte).
- Se nos reportarmos às narrativas da tragédia grega, notaremos que, na condição do herói, havia a intervenção dos deuses, ou seja, de um poder que acabava conduzindo o herói, por mais que este procurasse escolher os seus caminhos.
Os estóicos
- Para os estoicos o destino assume o aspecto de determinismo em que as causas naturais não podem ser superadas ou transgredidas, nem mesmo pelo ser humano.
- A natureza, constituída de razão, pode ser entendida como um elemento divino que tudo reúne e determina e, assim, inviabiliza qualquer possibilidade de acontecimento espontâneo.
- Os homens não são livres para decidir entre uma alternativa ou outra: a liberdade do homem está ligada à capacidade que ele tem de aperfeiçoar suas reações diante do mundo exterior e dos acontecimentos que ele não pode mudar.
Sartre e a compreensão de liberdade
- A mais profunda liberdade é poder escolher o que somos, ela nos permite nos tornarmos um tipo de pessoa, voltar atrás ou mudar para outra direção.
- Podemos sempre repetir: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”.
- Para nos fazermos e refazermos, precisamos de outros com as mesmas possibilidades. É a liberdade dos outros que garante a nossa liberdade. Quanto mais livres são os outros, mais livres nós somos.
- Cada um, com sua liberdade, pode inventar a si mesmo e, assim, reinventar o mundo, as cidades, os grupos, lembrando, sempre, que a violência entre os homens começa quando alguém não respeita a liberdade do outro.
APROFUNDAMENTO
Moiras: As Deusas do Destino da Mitologia Grega:
Liberdade e escolhas na filosofia de Sartre:
ATIVIDADES
1. Existem
limites para a liberdade? Exemplifique.
2. Assinale
as atitudes que podem aumentar a nossa liberdade.
a. ( ) Estudar
e estimular as faculdades do nosso intelecto.
b. ( ) Criar
um plano em que a moral possa ficar de fora.
c. ( ) Refletir
sobre nossa vida.
d. ( ) Diminuir
a liberdade dos outros.
e. ( ) Pensar
em um projeto para nossa vida.
3. Justifique a resposta dada na questão 2
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