CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Introdução à Ética
Objetivo da aula: Conseguir reconhecer, no contexto da tradição filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa ação
Habilidades
trabalhadas:
- Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária (Habilidade Essencial de Filosofia)
- Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos (LP127)
- Interpretar textos com o auxílio de recursos gráfico-visuais (LP140)
- Estabelecer relações entre textos verbais e/ou não verbais (LP143)
CONCEITUANDO
A
palavra ética é derivada de dois termos gregos:
- éthos: que significa hábito, uso, costume e
- êthos: que significa índole, caráter.
O
senso comum utiliza essa palavra como um sinônimo para moral ou para uma boa
conduta de profissionais, políticos e cidadãos. Porém, no sentido filosófico, Ética
ou Filosofia Moral, designa a reflexão crítica e sistemática sobre a
moral humana. Ela observa as condutas, suas finalidades e motivações; as
normas que dirigem as ações humanas; os valores e sua hierarquia;
as diferentes compreensões do bem e suas consequências.
Conceito filosófico
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Ética é a área da filosofia que investiga as condutas
humanas, considerando conceitos utilizados para avaliá-las, tais como: valor,
virtude, moral, justiça, bem, normas morais dever, liberdade e
responsabilidade. Ela também promove reflexões sobre a busca humana pelas
melhores formas de agir, viver e conviver.
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Questões
éticas
As
reflexões da Ética abrangem aspectos da vida pública e o papel das leis
estabelecidas no plano social para a existências humana. Portanto, envolvem
questões ligadas ao Direito, ao poder, à cidadania e à política. Contudo, também
abrangem aspectos da vida privada, analisando questões morais de foro íntimo,
ligadas a condutas e escolhas dos indivíduos em seu cotidiano, pois são elas
que determinam o modo como cada um convive consigo mesmo e com os outros. Nesse
contexto, podemos chamar de éticas questões como as seguintes:
- Estou agindo certo?
- Devo seguir essa regra?
- O que fazer e por quê?
- O que gostaria que os outros fizessem no seu lugar?
- Como devo viver?
- O que são o bem e a justiça?
As
regras humanas e a questões éticas variam no tempo e no espaço. Ainda assim,
apresentam uma característica fundamental: envolvem o posicionamento dos
indivíduos em relação aos valores e às virtudes que são defendidos em seu meio
cultural. Por isso, os filósofos investigam o que leva diferentes grupos
sociais a enfatizaram questões e valores semelhantes, sem ignorar que os
significados atributos a eles não são sempre os mesmos.
Nesse contexto de reflexões, há diferentes filósofos
que concebem o homem como um ser dotado de um senso moral inato, ou
seja, de uma capacidade natural para avaliar como as coisas são e como elas
deveriam ser. Eles acreditam que as diversas tendências, individuais e
culturais atuam sempre sobre essa capacidade comum aos seres humanos. Portanto,
só consideram moral uma ação livre e consciente, fundamentada no uso do senso
moral pelos indivíduos.
Todavia,
apesar dessa concepção, talvez você duvide que a ação moral seja livre, pois os
seres humanos já nasceram entre regras, leis, permissões, proibições e
recomendações. Ainda assim, há filósofos que afirmam a existência dessa
liberdade, acreditando que, apesar da pressão das leis e costumes, podemos
refletir sobre questões éticas e sobre a moral apresentada. Segundo eles, tal
possibilidade nos faz responsáveis por nossas próprias escolhas e nos permite
contribuir, de alguma forma, para a renovação das normas morais com que nos
deparamos.
Conceito filosófico
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Senso moral é a faculdade de reconhecer intuitivamente e
infalivelmente o bem e o mal, sobretudo nos fatos concretos.
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Como
vimos, alguns filósofos, de diferentes épocas, acreditavam que o ser humano
fosse dotado de um senso moral inato, condição natural que lhes garantia a
possibilidade de pensar em termos morais, de avaliar suas condutas e, portanto,
de manifestar a liberdade de escolha e decisão. Nessa visão, o ato que apenas
respondesse a pressões sociais e ao medo de uma punição não poderia ser
considerado uma ação moral. Nesse sentido é necessário pensar no significado e
na importância da palavra:
ATIVIDADES
1. Liste algumas ações consideradas morais e imorais em
nossa sociedade.
2. A criminalidade, a violência e a tortura praticada pelos
seres humanos contrariam a ideia dos filósofos sobre a existência de um senso
moral inato?
3. Você concorda com a afirmativa que os indivíduos possuem
liberdade diante das normas morais? Por quê?
4. Dê alguns exemplos de atitudes solidárias.
5. Há relações entre a ética e a solidariedade?
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