CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 3ª
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: O que é Filosofia
(Como é o pensar do filósofo?)
Objetivo da aula: Reconhecer, a partir de registros e
relatos, a Filosofia como atividade reflexiva
Habilidades trabalhadas: Identificar situações de preconceito,
particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos
CONCEITUANDO
Como é o pensar do filósofo?
Leia
o relato do filósofo francês André Comte-Sponville:
[...]
A cena de se desenrola no início do século XX, num lugarejo da França rural. Um
jovem professor de filosofia passeia com um amigo e encontra um camponês, que
seu amigo conhece, lhe apresenta e com qual nosso filósofo troca algumas
palavras:
- O que o senhor faz? -
Indaga o camponês.
- Sou professor de
filosofia
- Isso é profissão?
- Por que não? Acha estranho?
- Um pouco!
- Por quê?
- Um filósofo é uma pessoa que não liga para nada...
Não sabia que se aprendia isso na escola
Na continuidade do texto, Comte-Sponville assim comenta
o diálogo:
O que
é o filósofo? É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras, que se
serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se
aproximar da sabedoria ou da própria felicidade. E isso se aprende na escola?
Tem de
ser aprendido, já que ninguém nasce filósofo e já que a filosofia é, antes de
mais nada, um trabalho.
Tanto
melhor, se ele começar na escola. O importante é começar, e não parar mais.
Nunca é cedo demais nem tarde demais para filosofar, dizia Epicuro [...].
Digamos que só é tarde demais quando já não é possível pensar de
modo algum. Pode acontecer. Mais um motivo para filosofar sem mais tardar.
COMTE-SPONVILLE,
André. Dicionário filosófico. São Paulo: Martins Fontes, 2003. P.
251-252.
O
texto de Comte-Sponville termina com uma constatação: a de que só não filosofam
aqueles para quem “já não é possível pensar de modo algum”. Nesse
ponto, cabe a pergunta: afinal, só pensa e reflete quem filosofa? É claro que
não, reflete criticamente ao estudar história geral, pensa antes de decidir
sobre o que fazer no final de semana, pensa quando escreve um poema etc.
O
pensar filosófico não é melhor nem superior a todos os outros, mas sim
diferente, porque se propões a pensar sobre nossos pensamentos e ações. Dessa
atitude resulta a experiencia filosófica. Ao criar conceitos, os filósofos
delimitaram os problemas que os intrigam e buscam o sentido desses pensamentos
e ações, para não aceitarem certezas e soluções fáceis demais.
ATIVIDADES
- A atitude do camponês revela algum tipo de preconceito em relação a ser filósofo? Justifique.
- O que é um filósofo?
- É possível aprender filosofia na escola?
- Em que o pensamento filosófico é diferente?
- Por que os filósofos criam os conceitos?
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