Como é o pensar do filósofo?

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
 
Tema da aula: O que é Filosofia (Como é o pensar do filósofo?)
Objetivo da aula: Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva
Habilidades trabalhadas: Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos



CONCEITUANDO


Como é o pensar do filósofo?


Leia o relato do filósofo francês André Comte-Sponville:
[...] A cena de se desenrola no início do século XX, num lugarejo da França rural. Um jovem professor de filosofia passeia com um amigo e encontra um camponês, que seu amigo conhece, lhe apresenta e com qual nosso filósofo troca algumas palavras:

- O que o senhor faz? - Indaga o camponês.
- Sou professor de filosofia
- Isso é profissão?
- Por que não? Acha estranho?
- Um pouco!
- Por quê?
- Um filósofo é uma pessoa que não liga para nada...
Não sabia que se aprendia isso na escola

Na continuidade do texto, Comte-Sponville assim comenta o diálogo:

O que é o filósofo? É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras, que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se aproximar da sabedoria ou da própria felicidade. E isso se aprende na escola?
Tem de ser aprendido, já que ninguém nasce filósofo e já que a filosofia é, antes de mais nada, um trabalho.
Tanto melhor, se ele começar na escola. O importante é começar, e não parar mais. Nunca é cedo demais nem tarde demais para filosofar, dizia Epicuro [...]. Digamos que só é tarde demais quando já não é possível pensar de modo algum. Pode acontecer. Mais um motivo para filosofar sem mais tardar.
COMTE-SPONVILLE, André. Dicionário filosófico. São Paulo: Martins Fontes, 2003. P. 251-252.

O texto de Comte-Sponville termina com uma constatação: a de que só não filosofam aqueles para quem “já não é possível pensar de modo algum”. Nesse ponto, cabe a pergunta: afinal, só pensa e reflete quem filosofa? É claro que não, reflete criticamente ao estudar história geral, pensa antes de decidir sobre o que fazer no final de semana, pensa quando escreve um poema etc.
O pensar filosófico não é melhor nem superior a todos os outros, mas sim diferente, porque se propões a pensar sobre nossos pensamentos e ações. Dessa atitude resulta a experiencia filosófica. Ao criar conceitos, os filósofos delimitaram os problemas que os intrigam e buscam o sentido desses pensamentos e ações, para não aceitarem certezas e soluções fáceis demais.

ATIVIDADES

  1. A atitude do camponês revela algum tipo de preconceito em relação a ser filósofo? Justifique.
  2. O que é um filósofo?
  3. É possível aprender filosofia na escola?
  4. Em que o pensamento filosófico é diferente?
  5. Por que os filósofos criam os conceitos?

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