CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Introdução à ética (O que devo fazer?)
Objetivo da aula: Reconhecer as esferas da ética e da moral como construções histórico-sociais
Habilidades trabalhadas: Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
CONCEITUANDO
O
que devo fazer?
A
vida humana é marcada por situações que nos levam a refletir sobre os significados de
palavras, como bom e mau, justo e injusto, certo e errado. Você já enfrentou
situações como essas? Já experimentou o conflito entre o modo como gostaria de
agir e a ação que julgava correta – ou que os demais esperavam de você naquele
momento? Já sentiu a angústia de não ter resposta imediata a pergunta: o que
devo fazer?
Esse
tipo de pergunta faz parte da condição humana. Afinal, somos constantemente
desafiados a avaliar e escolher entre possíveis modos de agir. Aprendemos sobre
ações consideradas corretas em nossa sociedade, tais como: dizer a verdade,
mostrar respeito, buscar o próprio bem e o dos demais, defender a justiça e as
outras ações semelhantes. Mas nem sempre esse aprendizado é suficiente para
orientar nossas escolhas.
Além
disso, há momentos em que as decisões individuais se tornam mais graves e
urgentes, envolvendo o confronto entre os nossos desejos e seus possíveis
efeitos sobre nós mesmos ou sobre as outras pessoas. Em casos assim, as
escolhas individuais podem variar muito. Por isso, a mídia apresenta, diariamente,
exemplos de homens e mulheres que agem pelo bem comum ou que prejudicam os
outros em nome de interesses pessoais; e de ações humanas que revelam
honestidade, altruísmo, solidariedade e cidadania ou vandalismo, violência,
racismo e corrupção.
Esse
grande contraste é um dos impulsos que leva as sociedades a estabelecerem
regras e leis, cobrando de todos os seus cumprimentos. Dessa maneira, os
indivíduos podem se sentir mais protegidos, além de encontrarem um critério que
oriente as suas próprias ações – que seja por concordarem com as normas ou simplesmente
por temerem os efeitos de contrariá-las.
A
palavra grega para designar leis é nómos. Ela está na origem de três possíveis
atitudes dos indivíduos perante as normas sociais.
ATITUDE PERANTE A LEI
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POSSÍVEIS TRADUÇÕES
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REPRESENTANTES DESSAS ATITUDES
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Anomia
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Ausência
de lei
|
Quem
prefere ignorar qualquer norma, agindo apenas de acordo com seu próprio
desejo.
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Heteronomia
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Lei
externa
|
Quem
se submete às normas, coagido, pelas represarias e punições que sofreria ao
rejeitá-las.
|
Autonomia
|
Lei
interna
|
Quem
reflete sobre normas, seguindo livremente as que considera certas e justas.
|
Em
relação à essas atitudes tão diferentes entre si, podemos destacar a
preocupação das autoridades de reprimir a anomia e a frequente presença da heteronomia
nas sociedades humanas. Por outro lado, embora desejável, a autonomia mostra-se
rara. Talvez porque ela exija das pessoas uma boa dose de responsabilidade e
senso crítico, além de uma reflexão cuidadosa sobre os significados do bem e
sobre as razões que se tem para praticá-lo ou não.
ATIVIDADES
1. No século XX, Jean Piaget realizou importantes estudos sobre o desenvolvimento intelectual e moral dos seres humanos. Ele afirmou que a anomia, a heteronomia e a autonomia – nessa ordem – correspondiam a etapas do desenvolvimento moral de todas as pessoas. Refletindo sobre essa teoria e considerando suas próprias vivências, responda:
a. No que diz respeito à sua própria relação com as normas, você se considera um representante da anomia, da heteronomia, ou autonomia? Por quê?
b. Em sua opinião, quais fatores impedem e quais favorecem o desenvolvimento de uma atitude autônoma por parte dos seres humanos?
2. A norma moral necessita, de certo modo, da aceitação de cada indivíduo ou grupo social para ser cumprida (por exemplo, você não é obrigado a falar por favor e obrigada, mas é instruído a fazê-lo). A norma jurídica (leis) conta com a coerção do Estado para ser cumprida (através da ação da justiça e da polícia). Com base no que foi exposto anteriormente, responda: as leis nos tiram a liberdade ou organizam melhor a sociedade. Justifique.
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