Introdução à ética

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Tema da aula: Introdução à ética (O que devo fazer?)

Objetivo da aula: Reconhecer as esferas da ética e da moral como construções histórico-sociais

Habilidades trabalhadas: Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária


CONCEITUANDO


O que devo fazer?


A vida humana é marcada por situações que nos levam a refletir sobre os significados de palavras, como bom e mau, justo e injusto, certo e errado. Você já enfrentou situações como essas? Já experimentou o conflito entre o modo como gostaria de agir e a ação que julgava correta – ou que os demais esperavam de você naquele momento? Já sentiu a angústia de não ter resposta imediata a pergunta: o que devo fazer?
Esse tipo de pergunta faz parte da condição humana. Afinal, somos constantemente desafiados a avaliar e escolher entre possíveis modos de agir. Aprendemos sobre ações consideradas corretas em nossa sociedade, tais como: dizer a verdade, mostrar respeito, buscar o próprio bem e o dos demais, defender a justiça e as outras ações semelhantes. Mas nem sempre esse aprendizado é suficiente para orientar nossas escolhas.
Além disso, há momentos em que as decisões individuais se tornam mais graves e urgentes, envolvendo o confronto entre os nossos desejos e seus possíveis efeitos sobre nós mesmos ou sobre as outras pessoas. Em casos assim, as escolhas individuais podem variar muito. Por isso, a mídia apresenta, diariamente, exemplos de homens e mulheres que agem pelo bem comum ou que prejudicam os outros em nome de interesses pessoais; e de ações humanas que revelam honestidade, altruísmo, solidariedade e cidadania ou vandalismo, violência, racismo e corrupção.
Esse grande contraste é um dos impulsos que leva as sociedades a estabelecerem regras e leis, cobrando de todos os seus cumprimentos. Dessa maneira, os indivíduos podem se sentir mais protegidos, além de encontrarem um critério que oriente as suas próprias ações – que seja por concordarem com as normas ou simplesmente por temerem os efeitos de contrariá-las.
A palavra grega para designar leis é nómos. Ela está na origem de três possíveis atitudes dos indivíduos perante as normas sociais.

ATITUDE PERANTE A LEI
POSSÍVEIS TRADUÇÕES
REPRESENTANTES DESSAS ATITUDES
Anomia
Ausência de lei
Quem prefere ignorar qualquer norma, agindo apenas de acordo com seu próprio desejo.
Heteronomia
Lei externa
Quem se submete às normas, coagido, pelas represarias e punições que sofreria ao rejeitá-las.
Autonomia
Lei interna
Quem reflete sobre normas, seguindo livremente as que considera certas e justas.

Em relação à essas atitudes tão diferentes entre si, podemos destacar a preocupação das autoridades de reprimir a anomia e a frequente presença da heteronomia nas sociedades humanas. Por outro lado, embora desejável, a autonomia mostra-se rara. Talvez porque ela exija das pessoas uma boa dose de responsabilidade e senso crítico, além de uma reflexão cuidadosa sobre os significados do bem e sobre as razões que se tem para praticá-lo ou não.

ATIVIDADES

1. No século XX, Jean Piaget realizou importantes estudos sobre o desenvolvimento intelectual e moral dos seres humanos. Ele afirmou que a anomia, a heteronomia e a autonomia – nessa ordem – correspondiam a etapas do desenvolvimento moral de todas as pessoas. Refletindo sobre essa teoria e considerando suas próprias vivências, responda:
 a. No que diz respeito à sua própria relação com as normas, você se considera um representante da anomia, da heteronomia, ou autonomia? Por quê?
b. Em sua opinião, quais fatores impedem e quais favorecem o desenvolvimento de uma atitude autônoma por parte dos seres humanos?

2. A norma moral necessita, de certo modo, da aceitação de cada indivíduo ou grupo social para ser cumprida (por exemplo, você não é obrigado a falar por favor e obrigada, mas é instruído a fazê-lo). A norma jurídica (leis) conta com a coerção do Estado para ser cumprida (através da ação da justiça e da polícia). Com base no que foi exposto anteriormente, responda: as leis nos tiram a liberdade ou organizam melhor a sociedade. Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário