CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Criando uma imagem crítica da Filosofia (Bem-vindo à Filosofia)
Objetivo da aula: Desenvolver a capacidade de identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual.
Habilidades trabalhadas: Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.
CONCEITUANDO
Bem-vindo à Filosofia
Desde
suas origens, o ser humano pensa, tem dúvidas e opiniões sobre sua realidade.
Diariamente, formula perguntas difíceis, tais como: O que é o bem? O que é a
beleza? O que é a justiça? Por que estamos aqui? Como devemos viver?
Se
você formulou questões como estas, deve ter percebido que elas exigem muita
reflexão e conduzem a múltiplas respostas. São questões como estas que
aproximam o ser humano da Filosofia.
No
século V a.C., Platão afirmava que a Filosofia era o uso do saber em proveito
do homem. A palavra grega “filosofia” significa amizade ou amor à
sabedoria. Trata-se de uma forma de conhecimento que tem como base o ato de
questionar. Ao estudá-la, você tomará contato com o conhecimento filosófico e
sua construção, aprenderá a fazer perguntas e a analisá-las, refletirá sobre
questões filosóficas e respostas desenvolvidas por diversos pensadores. O objetivo
desse estudo é ajudá-lo a entender parte da construção do raciocínio humano no
decorrer da história: compreender a elaboração, divergência e as transformações
do raciocínio desde o seu surgimento (como fizemos comparando as posições de
empiristas, racionalistas e criticistas).
O
raciocínio filosófico nasce de um conjunto de atitudes filosóficas como: interesse,
curiosidade e reflexão. Aprenderá também que a reflexão filosófica é a análise
do pensamento, buscando a totalidade, radicalidade e a profundidade – ou seja,
considerando todos os elementos possíveis, tentando ultrapassar limites e indo
além da superficialidade.
O
que diferencia o raciocínio filosófico do simples pensar é a busca da essência ou
da origem das coisas. Para estudar Filosofia, é preciso considerar e discutir
questões que chamam a atenção e inquietam, mas que muitas vezes são deixadas de
lado.
ATIVIDADES
- Qual é a base do conhecimento filosófico?
- O que se pode aprender estudando filosofia?
- Qual é o objetivo de se estudar filosofia?
- Como nasce o raciocínio filosófico?
- Vários intelectuais afirmam que jovens possuem as qualidades essenciais para filosofar, pois a dúvida, a curiosidade, a admiração e a indignação fazem parte de seu cotidiano. O que você pensa a partir dessa afirmação?
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