Criando uma imagem crítica da Filosofia


CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Tema da aula: Criando uma imagem crítica da Filosofia (Bem-vindo à Filosofia)

Objetivo da aula: Desenvolver a capacidade de identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual.

Habilidades trabalhadas: Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.


CONCEITUANDO

Bem-vindo à Filosofia


Desde suas origens, o ser humano pensa, tem dúvidas e opiniões sobre sua realidade. Diariamente, formula perguntas difíceis, tais como: O que é o bem? O que é a beleza? O que é a justiça? Por que estamos aqui? Como devemos viver?
Se você formulou questões como estas, deve ter percebido que elas exigem muita reflexão e conduzem a múltiplas respostas. São questões como estas que aproximam o ser humano da Filosofia.
No século V a.C., Platão afirmava que a Filosofia era o uso do saber em proveito do homem. A palavra grega “filosofia” significa amizade ou amor à sabedoria. Trata-se de uma forma de conhecimento que tem como base o ato de questionar. Ao estudá-la, você tomará contato com o conhecimento filosófico e sua construção, aprenderá a fazer perguntas e a analisá-las, refletirá sobre questões filosóficas e respostas desenvolvidas por diversos pensadores. O objetivo desse estudo é ajudá-lo a entender parte da construção do raciocínio humano no decorrer da história: compreender a elaboração, divergência e as transformações do raciocínio desde o seu surgimento (como fizemos comparando as posições de empiristas, racionalistas e criticistas).
O raciocínio filosófico nasce de um conjunto de atitudes filosóficas como: interesse, curiosidade e reflexão. Aprenderá também que a reflexão filosófica é a análise do pensamento, buscando a totalidade, radicalidade e a profundidade – ou seja, considerando todos os elementos possíveis, tentando ultrapassar limites e indo além da superficialidade.
O que diferencia o raciocínio filosófico do simples pensar é a busca da essência ou da origem das coisas. Para estudar Filosofia, é preciso considerar e discutir questões que chamam a atenção e inquietam, mas que muitas vezes são deixadas de lado.

ATIVIDADES

  1. Qual é a base do conhecimento filosófico?
  2.  O que se pode aprender estudando filosofia?
  3. Qual é o objetivo de se estudar filosofia?
  4. Como nasce o raciocínio filosófico?
  5. Vários intelectuais afirmam que jovens possuem as qualidades essenciais para filosofar, pois a dúvida, a curiosidade, a admiração e a indignação fazem parte de seu cotidiano. O que você pensa a partir dessa afirmação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário