- Tema: Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo
- Link dos textos para consulta: https://afilosofianasaladeaula.blogspot.com/2020/03/como-funciona-o-intelecto-introducao-ao.html
ATIVIDADES
1. Para Kant, o que são
conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
2. Destaque a diferença
central entre as ideias de Locke e no de Kant.
3. Kant define o conhecimento a priori como aquele que:
a. ( )pode ser obtido exclusivamente mediante a
experiência empírica.
b. ( ) pode ser obtido unicamente por meio da análise lógica dos conceitos.
c. ( ) diz respeito às coisas nelas mesmas.
d. ( ) pode ser obtido independentemente de qualquer acontecimento empírico.
b. ( ) pode ser obtido unicamente por meio da análise lógica dos conceitos.
c. ( ) diz respeito às coisas nelas mesmas.
d. ( ) pode ser obtido independentemente de qualquer acontecimento empírico.
4. Identifique no
texto abaixo elementos que permitem classificar Descartes como filósofo
racionalista.
Primeiramente considero que há em nós certas noções primitivas, que são como que originais, sob o padrão das quais formamos todos os outros conhecimentos. E não há senão poucas noções, pois além das mais gerais, do ser, da quantidade, da duração etc., que convêm a tudo o que podemos conceber, nós não temos, do corpo em particular, senão a noção da extensão, da qual se seguem aquelas da figura e do movimento; da alma só, temos a noção do pensamento, no qual estão compreendidas as percepções do entendimento e as inclinações da vontade; e enfim, da alma e do corpo juntos, temos a noção da união, da qual depende a da força que a alma tem de mover o corpo, e o corpo de agir sobre a alma causando seus sentimentos e paixões. [...]
E porque nas Meditações que Vossa Alteza se dignou a ler, tratei de fazer conceber as noções que pertencem somente à alma, distinguindo-as daquelas que pertencem somente ao corpo, a primeira coisa que devo explicar, em seguida, é a maneira de conceber aquelas que pertencem à união da alma com o corpo, sem aquelas que pertencem só ao corpo ou só à alma. Ao que me parece que pode servir o que escrevi no fim da minha Resposta às Sextas Objeções, pois não podemos procurar essas noções simples em nenhum outro lugar que não em nossa alma, que as têm todas em si por sua natureza, mas que nem sempre as distingue suficientemente umas das outras, ou bem, não as atribui os objetos aos quais devemos atribuir.
DESCARTES, René. Carta a Elizabeth
5. Identifique no texto abaixo a crítica a Descartes.
Todas as ideias derivam da sensação ou reflexão. Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer ideias; como ela será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e que a ilimitada fantasia do homem pintou nela como uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência. Todo o nosso conhecimento está nela fundado, e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento. Empregada tanto nos objetos sensíveis externos como nas operações internas de nossas mentes, que são por nós mesmos percebidas e refletidas, nossa observação supre nossos entendimentos com todos os materiais do pensamento. Dessas duas fontes de conhecimento jorram todas as nossas ideias, ou as que possivelmente teremos.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo: Ensaio acerca do entendimento humano.
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