Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo - Atividade 1

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo
Objetivo da aula: Identificar, a partir de textos da tradição filosófica diferenças teóricas sobre a obtenção de conhecimentos.
Habilidade trabalhada: Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica.


CONCEITUANDO

Conceitos apresentados em sala e contidos no blog no endereço: Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1: Para os gregos, a “alma” era o lugar onde se situavam as ideias; mais tarde, esse “espaço” para ideias foi chamado de intelecto. Diferentemente do corpo, o intelecto é inteligível. Mas, assim como o corpo, ele pode ser melhorado. Complete o quadro, sugerindo atividades para melhorar seu corpo e seu intelecto.


Atividades para melhorar o meu corpo
Atividades para melhorar o meu intelecto


ATIVIDADE 2: a seguir, estão algumas imagens que podem representar nossas ideias. Temos ideias associadas à sensação, como amarelo, branco, quente, frio, mole, duro, amargo e doce. Elas são chamadas de qualidades sensíveis dos objetos. Outras, temos em virtude da reflexão, como o duvidar, o crer, o raciocinar, o conhecer, o querer. De acordo com esses critérios, escreva abaixo de cada imagem a palavra reflexão ou sensação.
·        
Imagem 1:Corte
Resposta: (  ) Sensação (  ) Reflexão

Imagem 2:Leitura
Resposta: (  ) Sensação (  ) Reflexão

Imagem 3: Cores
Resposta: (  ) Sensação (  ) Reflexão


ATIVIDADE 3: Estudamos em sala três grupos de filósofos que tratam do conhecimento: Criticistas, Racionalistas e Empiristas. Relacione cada grupo com o que afirmavam:
a.    _____________: afirmavam que a razão é nossa principal fonte de conhecimento e que os sentidos podem nos induzir ao erro;
b.    _____________:  afirmavam que ao nascermos nossa mente é como uma folha de papel em branco, vazia de ideias, e que as informações chegam a nós por meio dos sentidos;
c. _____________:  afirmavam que o conhecimento é possível porque possuímos faculdades intelectivas que organizam os dados dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário