CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Como funciona o intelecto? Introdução ao
empirismo e ao criticismo
Objetivo da aula: Identificar, a partir de textos da
tradição filosófica diferenças teóricas sobre a obtenção de conhecimentos.
Habilidade trabalhada: Identificar movimentos associados
ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica.
CONCEITUANDO
Conceitos
apresentados em sala e contidos no blog no endereço: Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo
ATIVIDADES
ATIVIDADE
1: Para os gregos, a “alma” era o lugar onde se situavam as ideias; mais
tarde, esse “espaço” para ideias foi chamado de intelecto. Diferentemente do
corpo, o intelecto é inteligível. Mas, assim como o corpo, ele pode ser melhorado.
Complete o quadro, sugerindo atividades para melhorar seu corpo e seu
intelecto.
Atividades para melhorar o meu corpo
|
Atividades para melhorar o meu intelecto
|
ATIVIDADE 2: a seguir, estão algumas imagens que podem representar
nossas ideias. Temos ideias associadas à sensação, como amarelo, branco,
quente, frio, mole, duro, amargo e doce. Elas são chamadas de qualidades
sensíveis dos objetos. Outras, temos em virtude da reflexão, como o duvidar, o
crer, o raciocinar, o conhecer, o querer. De acordo com esses critérios,
escreva abaixo de cada imagem a palavra reflexão ou sensação.
·
Imagem 1:Corte
Resposta: ( ) Sensação
( ) Reflexão
Imagem 2:Leitura
Resposta: ( ) Sensação ( ) Reflexão
Imagem 3: Cores
Resposta: ( ) Sensação
( ) Reflexão
ATIVIDADE
3: Estudamos
em sala três grupos de filósofos que tratam do conhecimento: Criticistas,
Racionalistas e Empiristas. Relacione cada grupo com o que afirmavam:
a.
_____________: afirmavam que a razão é nossa principal
fonte de conhecimento e que os sentidos podem nos induzir ao erro;
b.
_____________: afirmavam que ao nascermos nossa mente
é como uma folha de papel em branco, vazia de ideias, e que as informações
chegam a nós por meio dos sentidos;
c. _____________: afirmavam
que o conhecimento é possível porque possuímos faculdades intelectivas que
organizam os dados dos sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário