CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Ciência e
Senso Comum
Habilidade trabalhada: elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e
geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre e outros)
Senso comum e ciência
Características do senso comum
• Tem o objetivo de guiar nossa vida cotidiana;
• Subjetivo;
• Ditado pelas circunstâncias;
• É obtido pelas observações realizadas pelos
sentidos;
• Conhecimento não sistematizado;
• Permeado pelas emoções e valores.
Características do saber
científico
• Tem o objetivo de criar teorias seguras;
• Objetivo
• Busca leis naturais gerais que regulam o mundo
• Tem um método rigoroso para a observação,
experimentação e verificação dos fatos;
• Permeado pela razão
Características do saber
científico
• Tem o objetivo de criar teorias seguras;
• Objetivo
• Busca leis naturais gerais que regulam o mundo
• Tem um método rigoroso para a observação,
experimentação e verificação dos fatos;
• Permeado pela razão
Atividades
1. Qual é a importância do senso comum?
2. Qual é a importância do conhecimento
científico?
Tema da aula: a ciência e
senso comum – a investigação científica
Habilidade trabalhada:
elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas
naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre e
outros)
A investigação científica
• Investigação científica: conjunto de
atividades intelectuais (racionais), experimentais (empíricas) e técnicas
realizadas com base em métodos que permitem e garantem que a principal marca da
ciência é o rigor;
• Teoria científica: sistema ordenado e coerente
de proposições (afirmações) e enunciados com a finalidade de explicar um
conjunto de fenômenos.
As três principais concepções
de ciência
• Racionalista: a ciência é um conhecimento
racional dedutivo e demonstrado com a Matemática;
• Empirista: a ciência é uma interpretação dos
fatos baseada em observações e experimentos;
• Construtivista: a ciência é uma construção de
modelos explicativos da realidade e não uma representação desta.
Contribuições da Filosofia da
Ciência
• Desmente a ideia de que a história do
conhecimento é linear e sinônima de progresso e evolução;
• A história das mudanças científicas sugere a
ocorrência de diversas rupturas epistemológicas, isto é, de descontinuidades
nas bases do conhecimento.
Thomas Kuhn
• Nas revoluções científicas ocorrem profundas
mudanças na forma como os cientistas enxergam a realidade, de modo que passamos
a viver como se fosse em um mundo completamente diferente.
Atividades
1. Qual é a principal
diferença entre racionalismo e empirismo?
2. O conhecimento científico é
linear ou ocorre por rupturas?
3. Qual é a principal
contribuição da Filosofia da Ciência?
Tema da aula: Filosofia da Ciência
Habilidades trabalhadas:
Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas
naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros); desenvolver uma visão crítica da Ciência; Reconhecer a Ciência como
atividade humana.
Ciência
• O termo ciência vem do latim scientia,
que significa “conhecimento”, assim, ciência é um campo de atividade humana que
se dedica a construção de conhecimento sistemático e seguro a respeito dos
fenômenos do mundo.
• Os gregos chamam de episteme, o tipo de
conhecimento que interessa à ciência, por isso, a investigação sobre o
conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.
• Costuma-se dizer que buscamos conhecer para
tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios para prever
situações e exercer controle sobre a natureza. Essa visão surgiu com a ciência
moderna.
O método das ciências
experimentais
Embora variado, o método
científico tem por base, de modo geral uma estrutura lógica que engloba
diversas etapas, as quais devem ser percorridas na busca do problema proposto.
Vejamos um esquema das etapas do método científico experimental:
• Observação: observando os fatos o
cientista enuncia um problema, uma pergunta que o instiga e que ainda não foi
explicado pelo conhecimento disponível;
• Perguntas: devem ser colocadas de forma
clara e precisa e o cientista precisa procurar os instrumentos disponíveis para
respondê-las;
• Hipótese: é uma resposta possível a ser
avaliada por meio de investigação. Isso significa que a hipótese é uma proposta
não comprovada, que deve ser testada cientificamente;
• Experimento: o cientista testa a
validade de sua hipótese, investigando as consequências de sua proposta;
• Análise: feita sobre os resultados dos
experimentos para verificar se eles são suficientes para explicar os problemas
levantados e se estão de acordo com a hipótese. Caso os resultados não sejam
satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações
ocorram.
• Conclusão: é a confirmação ou correção
da hipótese formulada e testada.
A transitoriedade das ciências
• A ciência propõe-se a atingir conhecimentos
precisos coerentes e abrangentes, mas várias de suas teorias consideradas
sólidas e corretas em um primeiro momento, são refutadas (contestadas), sendo
modificadas ou substituídas por outras.
• Isso significa que os conhecimentos
científicos não são inquestionavelmente certos, coerentes e infalíveis para
todo o sempre. É como se tivessem certas “condições de validade”.
• Embora as teorias científicas possam ser
refutadas, reformuladas e corrigidas, a ciência sempre cumpre sua função
enquanto tem êxito no seu propósito de fornecer explicações dignas de
confiança, bem fundamentadas e sistemáticas para numerosos fenômenos, mesmo
sabendo que talvez não consiga responder todas as questões postas a ela.
Atividades
1. O que é ciência?
2. Qual é a importância da ciência?
3. Segundo a concepção da Ciência Moderna, por
que buscamos conhecer?
4. Quais são as etapas do método das ciências
experimentais?
5. O conhecimento científico é uma verdade
absoluta?
Tema da aula: Correção da
atividade sobre Filosofia da Ciência
Habilidades trabalhadas:
Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas
naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros); desenvolver uma visão crítica da Ciência; Reconhecer a Ciência como
atividade humana.
1. O que é ciência?
Respostas incompletas:
• Ciência é conhecimento
• A busca pelo conhecimento
• Os três ramos da ciência são: química: estuda
principalmente os elementos e que compõe determinados objetos; física: estuda o
movimento, velocidade de quedas determinando o dano; biologia: estuda a vida,
plantas e animais e seres humanos
Resposta incorreta:
• Um estudo que explica ou identifica uma teoria
Modelo de resposta correta: ciência
é um campo de atividade humana que se dedica a construção de conhecimento
seguro por meio de um método.
2. Qual é a importância da Ciência?
Afirmações que não respondem à
questão:
• Costuma- se dizer que buscamos conhecer para
tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios para prever
situações para exercer controles sobre a natureza
• A investigação sobre o conhecimento obtido
pela ciência é conhecida como epistemologia
• Aprimoramento dos métodos e dos processos de
validação científica
• A qualidade de vida por meio de conhecimento
Resposta incorreta:
• Propor conhecimentos inquestionáveis
Modelo de resposta correta: Oferecer
conhecimento seguro de forma a tornar o mundo mais compreensível
3. Segundo a concepção da Ciência Moderna, por
que buscamos conhecer?
Afirmações que não respondem à
questão:
• Concepção extremas
• Porque existe a tecnologia na nova ciência
• Para aprender coisas tecnológicas e ser
facilitado acesso futuramente
• Concepção da Filosofia da Ciência
Contemporânea:
• Buscamos propor uma reflexão que evidencie um
dos sustentáculos do antropocentrismo e do uso inconsequente da natureza pelo
ser humano
Modelo de resposta correta: Buscamos
conhecer para tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios
para prever situações e exercer controle sobre a natureza
4. Quais são as etapas do método das ciências
experimentais?
Resposta incompleta:
• Hipótese prévia, experimentação e
generalização dos resultados
Modelo de resposta correta: Observação,
perguntas, hipótese, experimento, análise e conclusão
5. O conhecimento científico é uma verdade absoluta?
Resposta incorreta:
• Sim
Modelo de resposta correta: Não,
conhecimentos científicos podem ser reformulados, mas cumprem seu propósito de
fornecer explicações dignas de confiança
Tema da aula: Filosofia da
Arte
Habilidade trabalhada: Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Quais das imagens a baixo podemos chamar de uma obra de arte?
O que é arte?
A palavra Arte vem do latim
Ars, que significa habilidade.
Os filósofos antigos e a arte
• Platão: arte é uma imitação da
realidade
• Aristóteles: a arte é um saber prático
e há uma hierarquização entre os tipos de arte, sendo o tipo mais importante as
artes liberais (trabalho da razão, como a música, astronomia etc.) e a menos
importante as artes mecânicas (trabalho do corpo, como a caça, a pesca, a
medicina).
Arte na Renascença (a partir
do século XIV)
Nesse período, há a
valorização de algumas artes mecânicas em detrimento de outras, com base na
ideia de utilidade, como no caso de profissões liberais (médico, engenheiro,
advogado, professor etc.). Simultaneamente, consolida-se a ideia de beleza como
definidora de outras artes: as belas-artes, com seus respectivos gênios
criadores.
Arte e expressão
Nos últimos séculos houve uma
transformação no entendimento da arte. Com o avanço tecnológico, ela perdeu sua
aura de obra de criação genial e passou a ser percebida como expressão da
intervenção humana na realidade (trabalho da expressão).
Um passeio pela História da
Arte
Grécia Antiga
A Arte é vista como cópia da realidade
Obra: Vênus de Milo
Artista: Desconhecido
Idade Média
A Arte é vista como uma expressão de fé a Deus
Catedral de Milão, Itália.
A construção é um exemplo de Arte Gótica
Período Renascentista
A Arte é vista como obra de um gênio
Obra: A Escola de Atenas
Artista: Rafael de Sanzio
Idade Contemporânea /
Pós-modernidade
A Arte é vista como uma forma de expressão
Obra: Isto não é um cachimbo
Artista: René Magritte
Criatividade:
Para Gilles Deleuze
Arte, Filosofia e Ciência são disciplinas criativas:
• Filosofia - fabricar conceitos
• Ciência - criar correlações ordenadas
• Arte - a arte fabrica ideias irredutíveis à
comunicação e à informação
Atividades
1. Qual é o significado da palavra arte?
2. O conceito de arte foi de modificando com o
tempo, ou é o mesmo desde a antiguidade de Platão e Aristóteles?
3. Hoje em dia, como a arte é percebida?
Tema da aula: o
esclarecimento
Habilidade trabalhada:
comparar os significados de território, fronteira e vazio (espacial, temporal e
cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões
dualistas (civilização e barbárie, nomadismo e sedentarismo, esclarecimento e
obscurantismo, cidade e campo, entre outras).
Definição do dicionário:
1. ato ou efeito de clarear, de explicar o
sentido de; aclaração, elucidação.
2. dado elucidador; informação.
Os mitos, a Filosofia e a
sabedoria
• Não é por acaso que a coruja é símbolo da
sabedoria em diversas culturas, pois ela consegue ver o que os outros não
conseguem: a essência da verdadeira sabedoria. Onde os outros se iludem, a
coruja percebe com precisão o que realmente ali se encontra, já que é uma
excelente conhecedora dos segredos da noite.
• A coruja da Filosofia é a coruja de Atena. Atena é a deusa grega da sabedoria, possui uma coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis.
• Essa coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas a parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio.
A atividade de conhecer é sempre positiva?
Adorno e Horkheimer
• Theodor W. Adorno e Max
Horkheimer foram dois grandes pensadores da Escola de Frankfurt.
• Escola de Frankfurt: A Escola
de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico
que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como
objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma
releitura do marxismo.
Esclarecimento e razão
instrumental
• A razão instrumental (fruto do Iluminismo)
teria colocado o homem na posição de sujeito dominador, capaz de transformar a
natureza e os outros homens em objetos, ou seja, em instrumentos para realizar
fins ligados ao poder
• Ao invés do progresso e da técnica servirem
ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para
tornar a vida melhor e mais livre (consumismo).
• O mito da razão esclarecida exprime a ambição
do domínio da natureza interna e externa ao ser humano
• A razão crítica é tida como o oposto da razão
instrumental, ela avalia criticamente o mundo e a ação da racionalidade,
questionando os interesses que a norteiam
Atividades
1. O que é razão instrumental?
2. O que é razão crítica?
Importante:
• Pensamento dialético: Evidenciar os momentos
de positividade e negatividade do pensamento, em suas relações e contradições,
e movê-los para um novo momento.
• Arte e esclarecimento: há na arte uma
promessa de felicidade, pois é a partir e por meio dela, que surge a reflexão
sobre o todo.
Vídeo:
A Razão Instrumental nos faz construir realidades como essa e a Razão Crística nos faz questioná-la.
Tema da aula: razão negra
Habilidade trabalhada:
comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de
territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de
diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados
Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos
populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as
características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Achille Mbembe
• Filósofo camaronês, formado pela Universidade
de Sorbonne. Professor de História e Política no Instituto de Pesquisa Social e
Econômica em Joanesburgo, na África do Sul.
• Partilha do projeto ubuntu
A raça no imaginário das
sociedades
• Nas sociedades contemporâneas, surge uma
forma inédita de vida psíquica, a partir de três momentos que marcam um
conjunto de discursos sobre a humanidade, que podem ser caracterizados
igualmente como delírios da modernidade. A seguir, veremos quais são estes momentos.
O tráfico do Atlântico (séc.
XV ao XIX)
• O primeiro momento refere-se à exploração e
violência contra os povos escravizados do continente africano desde o período
de colonização das Américas. Homens e mulheres africanos foram transformados em
homens-objetos, homens-mercadoria e homens-moeda.
As revoltas dos escravizados
• O segundo momento tem como marco a luta pela
independência do Haiti em 1804. Trata-se do nascimento da reivindicação pelo
direito pleno ao reconhecimento humano.
O neoliberalismo
• O terceiro momento é a era da globalização
dos mercados, fase histórica em que ocorre o predomínio das tecnologias
eletrônicas e digitais. Aqui, são criadas figuras como o homem máquina, o
homem-código e o homem-fluxo.
Em virtude da vinculação entre
esses três momentos distintos, ocorre a emergência do que o autor descreve como
devir-negro do mundo. A Europa, assim, é rebaixada em seu status. Nesse
sentido, a raça e o negro se constituem como figuras centrais para a
reconfiguração da nossa razão e da dominação política e econômica.
Vídeo:
Atividades
1. As vantagens que os indivíduos de pele branca
têm em nossa sociedade são mérito ou um privilégio? Justifique
2. Quais são as principais causas do racismo?
3. O que precisa ser mudado na postura das
pessoas para a superação do racismo?
Tema da aula: razão negra
II
Habilidade trabalhada:
Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de
territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de
diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados
Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos
populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as
características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Categorias “negro” e “raça”
• As categorias “negro” e “raça” foram forjadas
de forma alinhada a práticas e discursos de segregação, violência e extermínio
de um vasto contingente de populações africanas, elas se constituíram uma
espécie de ficção útil. Isso ocorreu a partir do século XV, atualizando-se nos
períodos que se sucederam
Fabulação
• Fabulação são fatos são inventados e
apresentados como reais. O conjunto desses discursos constitui as economias
ficcionais com as quais é criado o signo ou nome “negro”.
Observe essas expressões:
• Passado negro
• Trabalho de preto
• Cabelo ruim
Elas têm um sentido positivo
ou negativo?
Substantivo “negro”
• A palavra negro é associada a pessoas
africanas e sobre essa são atribuídas qualidades depreciativas, os quais são
afirmados como verdades absolutas.
A produção da consciência
ocidental do negro
• A construção do imaginário negro moderno se
estabelece em meio a uma vasta rede mundial, a partir e por meio de textos que
procuram legitimar a submissão, segregação e colonização de povos africanos.
Vídeo:
Atividades
1. O racismo é um problema no Brasil?
2. Comente a seguinte afirmação: não há cargo,
posto de trabalho, lugar, emprego profissão etc., em que os negros não possam
competir. Todavia basta uma breve observação na paisagem social para se
verificar que a democracia racial ainda não chegou aos negros. Eles são minoria
nas posições de maior reconhecimento, nas profissões mais bem remuneradas, nos
segmentos de melhor renda.
REVISÃO
Tema da aula: O
esclarecimento
Habilidade trabalhada: comparar os
significados de território, fronteira e vazio (espacial, temporal e cultural)
em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas
(civilização e barbárie, nomadismo e sedentarismo, esclarecimento e
obscurantismo, cidade e campo, entre outras).
Razão Instrumental e Razão
Crítica
• Adorno e Horkheimer, representantes da
primeira geração da Escola de Frankfurt
• A razão instrumental segue o modelo
mecanicista instaurados no século XVII e XVIII, segundo o qual o corpo era
entendido como máquina, e a natureza, como sistema ordenado e portanto
controlável
• Com o avanço do capitalismo a razão
instrumental teria a finalidade de acirrar o consumo, aumentar os lucros e a
acumulação do capital
Revisitando conceitos
Conceitos de Adorno e Horkheimer
• Pensamento dialético: Evidenciar os momentos
de positividade e negatividade do pensamento, em suas relações e contradições,
e movê-los para um novo momento.
• Arte e esclarecimento: há na arte uma
promessa de felicidade, pois é a partir e por meio dela, que surge a reflexão
sobre o todo.
Conceitos de Gilles Deleuze
• Arte, Filosofia e Ciência são disciplinas
criativas, pois Filosofia fabrica conceitos, a Ciência cria correlações
ordenadas e a Arte fabrica ideias irredutíveis
Atividades
1. O pensamento dialético se caracteriza por:
a. Ser dualista e estático.
b. Evidenciar os momentos de positividade e
negatividade do pensamento, em suas relações e contradições, e movê-los para um
novo momento.
c. Por excluir o meio, que se situa entre a
oposição de dois termos.
2. Para o filósofo Gilles Deleuze, o que vincula
a arte, a filosofia e a ciência é:
a. O conceito.
b. A função.
c. A criação.
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