Aulas de Filosofia do 2º bimestre (1ª série)

 CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

 

Tema da aula: Ciência e Senso Comum

Habilidade trabalhada: elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre e outros)

 

Senso comum e ciência

 

Características do senso comum

•  Tem o objetivo de guiar nossa vida cotidiana;

•  Subjetivo;

•  Ditado pelas circunstâncias;

•  É obtido pelas observações realizadas pelos sentidos;

•  Conhecimento não sistematizado;

•  Permeado pelas emoções e valores.

 

Características do saber científico

•  Tem o objetivo de criar teorias seguras;

•  Objetivo

•  Busca leis naturais gerais que regulam o mundo

•  Tem um método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos;

•  Permeado pela razão

 

Características do saber científico

•  Tem o objetivo de criar teorias seguras;

•  Objetivo

•  Busca leis naturais gerais que regulam o mundo

•  Tem um método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos;

•  Permeado pela razão

 

Atividades

1.  Qual é a importância do senso comum?

2.  Qual é a importância do conhecimento científico?

 

Tema da aula: a ciência e senso comum – a investigação científica

Habilidade trabalhada: elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre e outros)

 

A investigação científica

•  Investigação científica: conjunto de atividades intelectuais (racionais), experimentais (empíricas) e técnicas realizadas com base em métodos que permitem e garantem que a principal marca da ciência é o rigor;

•  Teoria científica: sistema ordenado e coerente de proposições (afirmações) e enunciados com a finalidade de explicar um conjunto de fenômenos.

 

As três principais concepções de ciência

•  Racionalista: a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrado com a Matemática;

•  Empirista: a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos;

•  Construtivista: a ciência é uma construção de modelos explicativos da realidade e não uma representação desta.

 

Contribuições da Filosofia da Ciência

•  Desmente a ideia de que a história do conhecimento é linear e sinônima de progresso e evolução;

•  A história das mudanças científicas sugere a ocorrência de diversas rupturas epistemológicas, isto é, de descontinuidades nas bases do conhecimento.

 

Thomas Kuhn

•  Nas revoluções científicas ocorrem profundas mudanças na forma como os cientistas enxergam a realidade, de modo que passamos a viver como se fosse em um mundo completamente diferente.

 

Atividades

1. Qual é a principal diferença entre racionalismo e empirismo?

2. O conhecimento científico é linear ou ocorre por rupturas?

3. Qual é a principal contribuição da Filosofia da Ciência?

 

Tema da aula:  Filosofia da Ciência

Habilidades trabalhadas: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros); desenvolver uma visão crítica da Ciência; Reconhecer a Ciência como atividade humana.

 

Ciência

•  O termo ciência vem do latim scientia, que significa “conhecimento”, assim, ciência é um campo de atividade humana que se dedica a construção de conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo.

•  Os gregos chamam de episteme, o tipo de conhecimento que interessa à ciência, por isso, a investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.

•  Costuma-se dizer que buscamos conhecer para tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios para prever situações e exercer controle sobre a natureza. Essa visão surgiu com a ciência moderna.

 

O método das ciências experimentais

Embora variado, o método científico tem por base, de modo geral uma estrutura lógica que engloba diversas etapas, as quais devem ser percorridas na busca do problema proposto. Vejamos um esquema das etapas do método científico experimental:

•  Observação: observando os fatos o cientista enuncia um problema, uma pergunta que o instiga e que ainda não foi explicado pelo conhecimento disponível;

•  Perguntas: devem ser colocadas de forma clara e precisa e o cientista precisa procurar os instrumentos disponíveis para respondê-las;

•  Hipótese: é uma resposta possível a ser avaliada por meio de investigação. Isso significa que a hipótese é uma proposta não comprovada, que deve ser testada cientificamente;

•  Experimento: o cientista testa a validade de sua hipótese, investigando as consequências de sua proposta;

•  Análise: feita sobre os resultados dos experimentos para verificar se eles são suficientes para explicar os problemas levantados e se estão de acordo com a hipótese. Caso os resultados não sejam satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações ocorram.

•  Conclusão: é a confirmação ou correção da hipótese formulada e testada.

 

A transitoriedade das ciências

•  A ciência propõe-se a atingir conhecimentos precisos coerentes e abrangentes, mas várias de suas teorias consideradas sólidas e corretas em um primeiro momento, são refutadas (contestadas), sendo modificadas ou substituídas por outras.

•  Isso significa que os conhecimentos científicos não são inquestionavelmente certos, coerentes e infalíveis para todo o sempre. É como se tivessem certas “condições de validade”.

•  Embora as teorias científicas possam ser refutadas, reformuladas e corrigidas, a ciência sempre cumpre sua função enquanto tem êxito no seu propósito de fornecer explicações dignas de confiança, bem fundamentadas e sistemáticas para numerosos fenômenos, mesmo sabendo que talvez não consiga responder todas as questões postas a ela.

 

Atividades

1.  O que é ciência?

2.  Qual é a importância da ciência?

3.  Segundo a concepção da Ciência Moderna, por que buscamos conhecer?

4.  Quais são as etapas do método das ciências experimentais?

5.  O conhecimento científico é uma verdade absoluta?

 

Tema da aula: Correção da atividade sobre Filosofia da Ciência

Habilidades trabalhadas: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros); desenvolver uma visão crítica da Ciência; Reconhecer a Ciência como atividade humana.

 

1.  O que é ciência?

Respostas incompletas:

•  Ciência é conhecimento

•  A busca pelo conhecimento

•  Os três ramos da ciência são: química: estuda principalmente os elementos e que compõe determinados objetos; física: estuda o movimento, velocidade de quedas determinando o dano; biologia: estuda a vida, plantas e animais e seres humanos

Resposta incorreta:

•  Um estudo que explica ou identifica uma teoria

Modelo de resposta correta: ciência é um campo de atividade humana que se dedica a construção de conhecimento seguro por meio de um método.

 

2.  Qual é a importância da Ciência?

Afirmações que não respondem à questão:

•  Costuma- se dizer que buscamos conhecer para tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios para prever situações para exercer controles sobre a natureza

•  A investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia

•  Aprimoramento dos métodos e dos processos de validação científica

•  A qualidade de vida por meio de conhecimento

Resposta incorreta:

•  Propor conhecimentos inquestionáveis

Modelo de resposta correta: Oferecer conhecimento seguro de forma a tornar o mundo mais compreensível

 

3.  Segundo a concepção da Ciência Moderna, por que buscamos conhecer?

Afirmações que não respondem à questão:

•  Concepção extremas

•  Porque existe a tecnologia na nova ciência

•  Para aprender coisas tecnológicas e ser facilitado acesso futuramente

•  Concepção da Filosofia da Ciência Contemporânea:

•  Buscamos propor uma reflexão que evidencie um dos sustentáculos do antropocentrismo e do uso inconsequente da natureza pelo ser humano

Modelo de resposta correta: Buscamos conhecer para tornar o mundo compreensível, proporcionar ao ser humano meios para prever situações e exercer controle sobre a natureza

 

4.  Quais são as etapas do método das ciências experimentais?

Resposta incompleta:

•  Hipótese prévia, experimentação e generalização dos resultados

Modelo de resposta correta: Observação, perguntas, hipótese, experimento, análise e conclusão

 

5.  O conhecimento científico é uma verdade absoluta?

Resposta incorreta:

•  Sim

Modelo de resposta correta: Não, conhecimentos científicos podem ser reformulados, mas cumprem seu propósito de fornecer explicações dignas de confiança

 

Tema da aula: Filosofia da Arte

Habilidade trabalhada: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.


Quais das imagens a baixo podemos chamar de uma obra de arte?

 





O que é arte?

A palavra Arte vem do latim Ars, que significa habilidade.

 

Os filósofos antigos e a arte

•  Platão: arte é uma imitação da realidade

•  Aristóteles: a arte é um saber prático e há uma hierarquização entre os tipos de arte, sendo o tipo mais importante as artes liberais (trabalho da razão, como a música, astronomia etc.) e a menos importante as artes mecânicas (trabalho do corpo, como a caça, a pesca, a medicina).

 

Arte na Renascença (a partir do século XIV)

Nesse período, há a valorização de algumas artes mecânicas em detrimento de outras, com base na ideia de utilidade, como no caso de profissões liberais (médico, engenheiro, advogado, professor etc.). Simultaneamente, consolida-se a ideia de beleza como definidora de outras artes: as belas-artes, com seus respectivos gênios criadores.

 

Arte e expressão

Nos últimos séculos houve uma transformação no entendimento da arte. Com o avanço tecnológico, ela perdeu sua aura de obra de criação genial e passou a ser percebida como expressão da intervenção humana na realidade (trabalho da expressão).

 

Um passeio pela História da Arte

Grécia Antiga

A Arte é vista como cópia da realidade



Obra: Vênus de Milo

Artista: Desconhecido

 

Idade Média

A Arte é vista como uma expressão de fé a Deus



Catedral de Milão, Itália.

A construção é um exemplo de Arte Gótica

 

Período Renascentista

A Arte é vista como obra de um gênio 



Obra: A Escola de Atenas

Artista: Rafael de Sanzio

 

Idade Contemporânea / Pós-modernidade

A Arte é vista como uma forma de expressão



Obra: Isto não é um cachimbo

Artista: René Magritte

 

Criatividade:

Para Gilles Deleuze Arte, Filosofia e Ciência são disciplinas criativas:

•  Filosofia - fabricar conceitos

•  Ciência - criar correlações ordenadas

•  Arte - a arte fabrica ideias irredutíveis à comunicação e à informação

 

Atividades

1.  Qual é o significado da palavra arte?

2.  O conceito de arte foi de modificando com o tempo, ou é o mesmo desde a antiguidade de Platão e Aristóteles?

3.  Hoje em dia, como a arte é percebida?

 

Tema da aula: o esclarecimento

Habilidade trabalhada: comparar os significados de território, fronteira e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização e barbárie, nomadismo e sedentarismo, esclarecimento e obscurantismo, cidade e campo, entre outras).

 

Definição do dicionário:

1.  ato ou efeito de clarear, de explicar o sentido de; aclaração, elucidação.

2.  dado elucidador; informação.

 

Os mitos, a Filosofia e a sabedoria

•  Não é por acaso que a coruja é símbolo da sabedoria em diversas culturas, pois ela consegue ver o que os outros não conseguem: a essência da verdadeira sabedoria. Onde os outros se iludem, a coruja percebe com precisão o que realmente ali se encontra, já que é uma excelente conhecedora dos segredos da noite.

•  A coruja da Filosofia é a coruja de Atena. Atena é a deusa grega da sabedoria, possui uma coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis.

•  Essa coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas a parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio.



 A atividade de conhecer é sempre positiva?

 

Adorno e Horkheimer

•  Theodor W. Adorno e Max Horkheimer foram dois grandes pensadores da Escola de Frankfurt.

•  Escola de Frankfurt: A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.

 

Esclarecimento e razão instrumental

•  A razão instrumental (fruto do Iluminismo) teria colocado o homem na posição de sujeito dominador, capaz de transformar a natureza e os outros homens em objetos, ou seja, em instrumentos para realizar fins ligados ao poder

•  Ao invés do progresso e da técnica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para tornar a vida melhor e mais livre (consumismo).

•  O mito da razão esclarecida exprime a ambição do domínio da natureza interna e externa ao ser humano

•  A razão crítica é tida como o oposto da razão instrumental, ela avalia criticamente o mundo e a ação da racionalidade, questionando os interesses que a norteiam

 

Atividades

1.  O que é razão instrumental?

2.  O que é razão crítica?

 

Importante:

•  Pensamento dialético: Evidenciar os momentos de positividade e negatividade do pensamento, em suas relações e contradições, e movê-los para um novo momento.

•  Arte e esclarecimento: há na arte uma promessa de felicidade, pois é a partir e por meio dela, que surge a reflexão sobre o todo.


Vídeo: 


A Razão Instrumental nos faz construir realidades como essa e a Razão Crística nos faz questioná-la.


Tema da aula: razão negra

Habilidade trabalhada: comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

 

Achille Mbembe

•  Filósofo camaronês, formado pela Universidade de Sorbonne. Professor de História e Política no Instituto de Pesquisa Social e Econômica em Joanesburgo, na África do Sul.

•  Partilha do projeto ubuntu

 

A raça no imaginário das sociedades

•  Nas sociedades contemporâneas, surge uma forma inédita de vida psíquica, a partir de três momentos que marcam um conjunto de discursos sobre a humanidade, que podem ser caracterizados igualmente como delírios da modernidade. A seguir, veremos quais são estes momentos.

 

O tráfico do Atlântico (séc. XV ao XIX)

•  O primeiro momento refere-se à exploração e violência contra os povos escravizados do continente africano desde o período de colonização das Américas. Homens e mulheres africanos foram transformados em homens-objetos, homens-mercadoria e homens-moeda.

 

As revoltas dos escravizados

•  O segundo momento tem como marco a luta pela independência do Haiti em 1804. Trata-se do nascimento da reivindicação pelo direito pleno ao reconhecimento humano.

 

O neoliberalismo

•  O terceiro momento é a era da globalização dos mercados, fase histórica em que ocorre o predomínio das tecnologias eletrônicas e digitais. Aqui, são criadas figuras como o homem máquina, o homem-código e o homem-fluxo.

 

Em virtude da vinculação entre esses três momentos distintos, ocorre a emergência do que o autor descreve como devir-negro do mundo. A Europa, assim, é rebaixada em seu status. Nesse sentido, a raça e o negro se constituem como figuras centrais para a reconfiguração da nossa razão e da dominação política e econômica.

 

Vídeo:



 

Atividades

1.  As vantagens que os indivíduos de pele branca têm em nossa sociedade são mérito ou um privilégio? Justifique

2.  Quais são as principais causas do racismo?

3.  O que precisa ser mudado na postura das pessoas para a superação do racismo?

 

Tema da aula: razão negra II

Habilidade trabalhada: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

 

Categorias “negro” e “raça”

•  As categorias “negro” e “raça” foram forjadas de forma alinhada a práticas e discursos de segregação, violência e extermínio de um vasto contingente de populações africanas, elas se constituíram uma espécie de ficção útil. Isso ocorreu a partir do século XV, atualizando-se nos períodos que se sucederam

 

Fabulação

•  Fabulação são fatos são inventados e apresentados como reais. O conjunto desses discursos constitui as economias ficcionais com as quais é criado o signo ou nome “negro”.

 

Observe essas expressões:

•  Passado negro

•  Trabalho de preto

•  Cabelo ruim

Elas têm um sentido positivo ou negativo?

 

Substantivo “negro”

•  A palavra negro é associada a pessoas africanas e sobre essa são atribuídas qualidades depreciativas, os quais são afirmados como verdades absolutas.

 

A produção da consciência ocidental do negro

•  A construção do imaginário negro moderno se estabelece em meio a uma vasta rede mundial, a partir e por meio de textos que procuram legitimar a submissão, segregação e colonização de povos africanos.

 

Vídeo:



 

Atividades

1.  O racismo é um problema no Brasil?

2.  Comente a seguinte afirmação: não há cargo, posto de trabalho, lugar, emprego profissão etc., em que os negros não possam competir. Todavia basta uma breve observação na paisagem social para se verificar que a democracia racial ainda não chegou aos negros. Eles são minoria nas posições de maior reconhecimento, nas profissões mais bem remuneradas, nos segmentos de melhor renda.

 

REVISÃO

Tema da aula: O esclarecimento

Habilidade trabalhada: comparar os significados de território, fronteira e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização e barbárie, nomadismo e sedentarismo, esclarecimento e obscurantismo, cidade e campo, entre outras).

 

Razão Instrumental e Razão Crítica

•  Adorno e Horkheimer, representantes da primeira geração da Escola de Frankfurt

•  A razão instrumental segue o modelo mecanicista instaurados no século XVII e XVIII, segundo o qual o corpo era entendido como máquina, e a natureza, como sistema ordenado e portanto controlável

•  Com o avanço do capitalismo a razão instrumental teria a finalidade de acirrar o consumo, aumentar os lucros e a acumulação do capital

 

Revisitando conceitos

Conceitos de Adorno e Horkheimer

•  Pensamento dialético: Evidenciar os momentos de positividade e negatividade do pensamento, em suas relações e contradições, e movê-los para um novo momento.

•  Arte e esclarecimento: há na arte uma promessa de felicidade, pois é a partir e por meio dela, que surge a reflexão sobre o todo.

Conceitos de Gilles Deleuze

•  Arte, Filosofia e Ciência são disciplinas criativas, pois Filosofia fabrica conceitos, a Ciência cria correlações ordenadas e a Arte fabrica ideias irredutíveis

 

Atividades

1.  O pensamento dialético se caracteriza por:

a.  Ser dualista e estático.

b.  Evidenciar os momentos de positividade e negatividade do pensamento, em suas relações e contradições, e movê-los para um novo momento.

c.  Por excluir o meio, que se situa entre a oposição de dois termos.

 

2.  Para o filósofo Gilles Deleuze, o que vincula a arte, a filosofia e a ciência é:

a.  O conceito.

b.  A função.

c.  A criação.

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