Introdução à ética

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


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Leia atentamente a reportagem: Cinco jovens de classe alta agridem doméstica
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Uma empregada doméstica, de 32 anos, foi espancada e roubada, na manhã do dia 24 de junho de 2007, quando saía do seu trabalho. 0s espancadores eram cinco jovens ricos, todos estudantes. Eles não apresentavam sinais de ter ingerido álcool ou outra substância química.
A mulher relatou à polícia que, por volta das 6h30, estava em um ponto de ônibus, perto do apartamento onde trabalha e mora, para ir a uma consulta médica. De repente, saindo de um automóvel, os cinco jovens começaram a xingá-la e chutá-la na cabeça e na barriga. Depois, roubaram sua bolsa, com seus documentos, 47 reais e um celular, que nem tinha sido completamente pago. Após a agressão, ela voltou ao prédio em busca de ajuda.
Um taxista, que estava próximo ao local do crime, anotou a placa do carro e notificou a polícia, que prendeu os jovens. 0s agressores confessaram o crime, mas nada falaram sobre os motivos que os levaram a cometer o ato de crueldade.

Vamos pensar...
1. Como avaliar, segundo a ética, a agressão cometida pelos cinco jovens?
2. Como considerar a atitude do taxista no episódio ao alertar a polícia? Você seguiria seu exemplo ou iria embora da cena do crime?
3. O que você considera errado?

Ética ou Filosofia Moral
Ao distinguirmos entre o que é o certo e o que é errado, entre o que é bom e o que é mau, permitido ou proibido, entramos no campo da moral e da ética.

 O dever
  • A decisão de como agir, embasando-se nos valores e normas estabelecidos por uma sociedade, nos remete à noção de dever – uma noção fundamental para a reflexão ética;
  • É o dever que delimita e restringe as atitudes humanas pautadas apenas na satisfação de instintos e desejos ;
  • O homem vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: Comodevo agir perante os outros?
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Reflexão e empatia são necessárias
  • As respostas sobre como agir e sobre o dever não são únicas, não apenas pela pluralidade de culturas e sociedades, mas também pela pluralidade de situações;
  • Diferentes lugares, culturas e épocas apresentam distintas normas e valores e, portanto, diferentes formas de agir mediante situações

Nosso dia a dia
  • Guiamos nossas ações de acordo com valores que recebemos por meio de relações familiares, de religiosidade, e por meio de relações afetivas, oriundas dos nossos círculos de amizade;
  • Refletir sobre esses valores, sobre as normas e princípios que norteiam a nossa vida e as nossas ações é um exercício ético, nem sempre fácil de realizar;
  • Eventos de diferentes proporções podem tornar referenciais valores que outrora eram pouco destacados que podem se concretizar em forma de documentos oficiais a Declaração Universal dos Direitos Humanos   e a Constituição.

A dignidade humana
  • Princípio que deve guiar as nossas ações: todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral;
  • Como agir: agir sempre de modo a respeitar a dignidade, sem humilhações e discriminações;
  • Refletir sobre o alcance da dignidade humana no momento em que estamos diante do outro, refletir sobre como essa noção de dignidade humana pode ser construída, reconhecida e realizada cotidianamente nas mais diferentes situações e como aperfeiçoar os seus contornos, faz parte da reflexão ética.



MORAL
ÉTICA
É o que já foi decidido: ela permite tudo, desde que não se desobedeça a princípios.
Tudo depende: ela permite tudo, desde que não se faça mal a ninguém.
Não se pode roubar.
Será antiético se prejudicar alguém e se for feito sem ter a urgência de salvar uma vida.
Não se pode mentir.
Não será antiético mentir, por exemplo, se com isso você estiver salvando a vida de um inocente.
São regras da vida.
São reflexões sobre como agir.
Para ser moral, é preciso conhecer as regras morais.
Para ser ético, é preciso desenvolver a reflexão crítica.


Aprender...
  • Aprendemos as regras da moral na cultura, em geral, nas religiões, nas leis, ouvindo ou conversando com pessoas que tenham mais experiência e conhecimento;
  • A reflexão ética, ou seja, definir o que é bom ou não ocorre de acordo com a circunstância, mas isso não pode ser apenas uma interpretação pessoal;
  • Para desenvolvermos a reflexão ética, temos de conhecer e aplicar critérios de escolha, que são uma espécie de regras do pensamento ético;
  • Os critérios de escolha não dependem do que as pessoas acham na hora que têm de decidir sobre o que fazer em determinada situação, eles resultam  de reflexões, o que também explica o fato de cada filósofo apresentar critérios diferentes para decidir se as coisas são boas ou más, e quais os valores de cada uma dessas coisas em determinado contexto. 
  • Esses critérios são critérios práticos decorrentes dos valores vigentes numa sociedade.

OS FILÓSOFOS E A ÉTICA

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Sócrates
·         Considerado um dos maiores nomes da Filosofia clássica, Sócrates é famoso por ter contribuído para os primeiros estudos dessa área, sendo considerado, inclusive, patrono da filosofia ocidental.

·         Para Sócrates A essência do homem é sua alma inteligente, assim fazer o bem é conhecer essa alma inteligente e, por consequência, o conhecimento é fundamental para podermos escolher e agir, pois uma ação ou uma escolha malfeita é fruto de falta de conhecimento ou ignorância.


Aristóteles
Aristóteles, foi o fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Para compreender sua teoria ética é fundamental entender suas divisões da alma.
Partes da alma
Segundo Aristóteles, a alma pode ser dividida em partes e essa divisão apresenta uma estreita relação com a classificação dos seres vivos. O homem, além de todas as características da alma dos outros seres vivos, apresenta como faculdade da alma o intelecto.
Potências da alma
Aristóteles entende que as potências e capacidades da alma devem ser desenvolvidas tendo em vista uma finalidade. Todos os seres vivos buscam passar de um estado de imperfeição para o estado de perfeição, situação em que realizam as suas potencialidades e capacidades próprias. No caso do ser humano, por sua riqueza de potencialidades, ele se realiza sendo feliz. Dada a sua natureza racional e política, o ser humano atinge a sua felicidade com os outros indivíduos, exercitando e aperfeiçoando a moral e a organização política.
A felicidade
A felicidade completa do homem depende da realização de todas essas funções da alma. Mas, segundo uma ordem de importância, a inteligência, deve governar todas as funções. A ação adequada, a partir da ética de Aristóteles, deve buscar o equilíbrio, a justa medida entre o excesso e a falta. A sabedoria, nesse sentido, consiste na capacidade de discernir, de acordo com as circunstâncias, a justa medida. Para melhor compreender essa relação entre a ação virtuosa e a justa medida.

Epicuro
Epicuro de Samos, foi um filósofo grego do período helenístico, para ele o prazer é o princípio ético da vida; seu critério para o que é o bem é o prazer, e o seu critério para o que é o mal é a dor. Segundo o filósofo, todos os prazeres são bons, embora uns sejam melhores do que outros.
Mas como saber qual é o melhor prazer? De acordo com a ideia de que, ao fim de cada prazer, existe uma dor, e ao fim de cada dor existe um prazer, devemos escolher os prazeres que duram mais, pois estes afastam por mais tempo as dores.
Epicuro fez, ainda, recomendações precisas sobre como chegar à felicidade:
Resultado de imagem para epicuro caricatura1. Não tenha medo dos deuses. Os deuses são felizes, e seres felizes não estão preocupados com a vida dos outros.
2. Não tenha medo da morte. A morte nada mais é do que a separação dos átomos.
3. O prazer está à disposição de todos. Ele é o fim das dores e o sossego
4. O mal dura pouco. O mal é a dor e dura pouco; o máximo que ela pode fazer é levar à morte, que, no fundo, é nada. Quando a dor termina, começa o prazer.

FILÓSOFO
O QUE É O BEM?
O QUE É O MAL?
SÓCRATES
CONHECIMENTO
IGNORÂNCIA
ARISTÓTELES
FELICIDADE
DESEQUILÍBRIO
EPICURO
PRAZER
DOR

ATIVIDADES

  1. Qual é a diferença entre moral e ética?
  2. O que são e para que servem os critérios da ética?
  3. Para Sócrates qual é a importância do conhecimento?
  4. Segundo Aristóteles o que devemos buscar para ter uma vida feliz?
  5. Segundo Epicuro qual tipo de prazer devemos buscar e qual devemos evitar?

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