CONTEÚDO PRODUZIDO PARA 2ª
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Leia atentamente a reportagem: Cinco jovens de classe alta agridem doméstica
Uma
empregada doméstica, de 32 anos, foi espancada e roubada, na manhã do dia 24 de
junho de 2007, quando saía do seu trabalho. 0s espancadores eram cinco jovens
ricos, todos estudantes. Eles não apresentavam sinais de ter ingerido álcool ou
outra substância química.
A
mulher relatou à polícia que, por volta das 6h30, estava em um ponto de ônibus,
perto do apartamento onde trabalha e mora, para ir a uma consulta médica. De
repente, saindo de um automóvel, os cinco jovens começaram a xingá-la e
chutá-la na cabeça e na barriga. Depois, roubaram sua bolsa, com seus
documentos, 47 reais e um celular, que nem tinha sido completamente pago. Após
a agressão, ela voltou ao prédio em busca de ajuda.
Um
taxista, que estava próximo ao local do crime, anotou a placa do carro e
notificou a polícia, que prendeu os jovens. 0s agressores confessaram o crime,
mas nada falaram sobre os motivos que os levaram a cometer o ato de crueldade.
Vamos pensar...
1. Como avaliar, segundo a ética, a
agressão cometida pelos cinco jovens?
2. Como considerar a atitude do taxista no
episódio ao alertar a polícia? Você seguiria seu exemplo ou iria embora da cena
do crime?
3. O que você considera errado?
Ética
ou Filosofia Moral
Ao
distinguirmos entre o que é o certo e o que é errado, entre o que é bom e o que
é mau, permitido ou proibido, entramos no campo da moral e da ética.
O
dever
- A decisão de como agir, embasando-se nos valores e normas estabelecidos por uma sociedade, nos remete à noção de dever – uma noção fundamental para a reflexão ética;
- É o dever que delimita e restringe as atitudes humanas pautadas apenas na satisfação de instintos e desejos ;
- O homem vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: Comodevo agir perante os outros?
Reflexão
e empatia são necessárias
- As respostas sobre como agir e sobre o dever não são únicas, não apenas pela pluralidade de culturas e sociedades, mas também pela pluralidade de situações;
- Diferentes lugares, culturas e épocas apresentam distintas normas e valores e, portanto, diferentes formas de agir mediante situações
Nosso dia a dia
- Guiamos nossas ações de acordo com valores que recebemos por meio de relações familiares, de religiosidade, e por meio de relações afetivas, oriundas dos nossos círculos de amizade;
- Refletir sobre esses valores, sobre as normas e princípios que norteiam a nossa vida e as nossas ações é um exercício ético, nem sempre fácil de realizar;
- Eventos de diferentes proporções podem tornar referenciais valores que outrora eram pouco destacados que podem se concretizar em forma de documentos oficiais a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição.
A dignidade humana
- Princípio que deve guiar as nossas ações: todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral;
- Como agir: agir sempre de modo a respeitar a dignidade, sem humilhações e discriminações;
- Refletir sobre o alcance da dignidade humana no momento em que estamos diante do outro, refletir sobre como essa noção de dignidade humana pode ser construída, reconhecida e realizada cotidianamente nas mais diferentes situações e como aperfeiçoar os seus contornos, faz parte da reflexão ética.
MORAL
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ÉTICA
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É
o que já foi decidido: ela permite tudo, desde que não se desobedeça a
princípios.
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Tudo
depende: ela permite tudo, desde que não se faça mal a ninguém.
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Não se pode roubar.
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Será antiético se prejudicar alguém e se for feito sem ter a urgência
de salvar uma vida.
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Não
se pode mentir.
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Não
será antiético mentir, por exemplo, se com isso você estiver salvando a vida
de um inocente.
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São regras da vida.
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São reflexões sobre como agir.
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Para
ser moral, é preciso conhecer as regras morais.
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Para
ser ético, é preciso desenvolver a reflexão crítica.
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Aprender...
- Aprendemos as regras da moral na cultura, em geral, nas religiões, nas leis, ouvindo ou conversando com pessoas que tenham mais experiência e conhecimento;
- A reflexão ética, ou seja, definir o que é bom ou não ocorre de acordo com a circunstância, mas isso não pode ser apenas uma interpretação pessoal;
- Para desenvolvermos a reflexão ética, temos de conhecer e aplicar critérios de escolha, que são uma espécie de regras do pensamento ético;
- Os critérios de escolha não dependem do que as pessoas acham na hora que têm de decidir sobre o que fazer em determinada situação, eles resultam de reflexões, o que também explica o fato de cada filósofo apresentar critérios diferentes para decidir se as coisas são boas ou más, e quais os valores de cada uma dessas coisas em determinado contexto.
- Esses critérios são critérios práticos decorrentes dos valores vigentes numa sociedade.
OS FILÓSOFOS E A ÉTICA
Sócrates
·
Considerado
um dos maiores nomes da Filosofia clássica, Sócrates é famoso por ter contribuído
para os primeiros estudos dessa área, sendo considerado, inclusive, patrono da
filosofia ocidental.
·
Para
Sócrates A essência do homem é sua alma inteligente, assim fazer o bem é
conhecer essa alma inteligente e, por consequência, o conhecimento é fundamental
para podermos escolher e agir, pois uma ação ou uma escolha malfeita é fruto de
falta de conhecimento ou ignorância.
Aristóteles
Aristóteles,
foi o fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de
Platão e professor de Alexandre, o Grande. Para compreender sua teoria ética é
fundamental entender suas divisões da alma.
Partes da alma
Segundo Aristóteles, a
alma pode ser dividida em partes e essa divisão apresenta uma estreita relação
com a classificação dos seres vivos. O homem, além de todas as características da
alma dos outros seres vivos, apresenta como faculdade da alma o intelecto.
Potências da alma
Aristóteles entende que
as potências e capacidades da alma devem ser desenvolvidas tendo em vista uma
finalidade. Todos os seres vivos buscam passar de um estado de imperfeição para
o estado de perfeição, situação em que realizam as suas potencialidades e
capacidades próprias. No caso do ser humano, por sua riqueza de
potencialidades, ele se realiza sendo feliz. Dada a sua natureza racional e
política, o ser humano atinge a sua felicidade com os outros indivíduos,
exercitando e aperfeiçoando a moral e a organização política.
A felicidade
A felicidade completa do
homem depende da realização de todas essas funções da alma. Mas, segundo uma
ordem de importância, a inteligência, deve governar todas as funções. A ação
adequada, a partir da ética de Aristóteles, deve buscar o equilíbrio, a justa
medida entre o excesso e a falta. A sabedoria, nesse sentido, consiste na
capacidade de discernir, de acordo com as circunstâncias, a justa medida. Para
melhor compreender essa relação entre a ação virtuosa e a justa medida.
Epicuro
Epicuro de Samos, foi um filósofo grego do período helenístico, para ele o prazer é o princípio ético da vida; seu critério para o que é o bem é o prazer, e o seu critério para o que é o mal é a dor. Segundo o filósofo, todos os prazeres são bons, embora uns sejam melhores do que outros.
Epicuro de Samos, foi um filósofo grego do período helenístico, para ele o prazer é o princípio ético da vida; seu critério para o que é o bem é o prazer, e o seu critério para o que é o mal é a dor. Segundo o filósofo, todos os prazeres são bons, embora uns sejam melhores do que outros.
Mas como saber qual é o melhor prazer?
De acordo com a ideia de que, ao fim de cada prazer, existe uma dor, e ao fim
de cada dor existe um prazer, devemos escolher os prazeres que duram mais, pois
estes afastam por mais tempo as dores.
Epicuro fez, ainda, recomendações
precisas sobre como chegar à felicidade:
1. Não tenha medo dos deuses. Os deuses
são felizes, e seres felizes não estão preocupados com a vida dos outros.
2. Não tenha medo da morte. A morte nada
mais é do que a separação dos átomos.
3. O prazer está à disposição de todos.
Ele é o fim das dores e o sossego
4. O mal dura pouco. O mal é a dor e
dura pouco; o máximo que ela pode fazer é levar à morte, que, no fundo, é nada.
Quando a dor termina, começa o prazer.
FILÓSOFO
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O QUE É O BEM?
|
O QUE É O MAL?
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SÓCRATES
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CONHECIMENTO
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IGNORÂNCIA
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ARISTÓTELES
|
FELICIDADE
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DESEQUILÍBRIO
|
EPICURO
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PRAZER
|
DOR
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ATIVIDADES
- Qual é a diferença entre moral e
ética?
- O que são e para que servem os
critérios da ética?
- Para Sócrates qual é a importância
do conhecimento?
- Segundo Aristóteles o que devemos
buscar para ter uma vida feliz?
- Segundo Epicuro qual tipo de prazer devemos buscar e qual devemos evitar?
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